sábado, 21 de abril de 2012

BENZEDEIRAS POPULARES - AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAUDE

PARTIR DE 1950 - BRASIL COMEÇA COPIAR  MODELO  DE  SAÚDE  POPULAR VINDO DO PAÍS DE CUBA - E ASSIM SURGEM OS PRIMEIROS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E COMEÇAM A VISITAR  O  SEU  POVO DOENTE DE CASA EM CASA - DE CIDADE EM CIDADE, NOS CAMPOS  E EM ESPECIAL NAS FAVELAS  DESTE IMENSO  BRASIL QUE  ESTÁ  DOENTE  E  ENFERMO -E DAÍ COMEÇA A DAR UM BOM RESULTADO NAS PESSOAS - SAÚDE PREVENTIVA  DE SEU  POVO - NOÇÕES BÁSICAS DE  HIGIENE  PESSOAL, OS CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO E OS DEVIDOS CUIDADOS COM AS PICADAS DE ANIMAIS PEÇONHENTOS, CUIDADOS COM OS MOSQUITOS  TRANSMISSORES DE DOENÇAS ETC.

E DEPOIS DISTO CRISTO ENVIA OS 70 AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE - E EM SEGUIDA ENVIA OS SEUS DISCÍPULOS-LÍDERES VISITADORES, E LHES ORDENA:
VISITEM O MEU POVO DE  DOIS A DOIS,DE CASA  EM  CASA E LHES ACRESCENTA DIZENDO: LEVEM  A  PAZ  E CUREM  TODAS AS DOENÇAS MENTAIS ,FÍSICAS  E  ESPIRITUAIS  - TUDO ISSO PELA FORÇA E PODER  DA  PALAVRA  E PELA VIRTUDE  DO  ESPÍRITO  SANTO
E  ao  povo  que  vivia  nas  regiões  da  sombra  de  morte resplandeceu-lhes  uma  luz...
luz da  cura  de muitas  doenças...
Disse Jesus ao paralítico:  Vai em paz, a tua fé te salvou...

A NOSSA  CIÊNCIA  MÉDICA  DE  DIAS  ATUAIS ESQUECE  PROPOSITALMENTE  DE BUSCAR A DEUS E O SEU  CONSELHO NAS CURAS  E  NAS  DOENÇAS  POPULARES: E NA CURA DE EPIDEMIAS, PANDEMIAS  E  MULTI-BACTÉRIAS  ASSASSINAS QUE ATACAM E MATAM MILHÕES DE SERES HUMANOS NO MUNDO  MODERNO. O SEGREDO  DA  BOA  SAÚDE  É;  CONSULTAR  O  SER  HUMANO  QUE  SOFRE  A DOENÇA, E  CONSULTAVAM EM ESPECIAL A  DEUS  QUE  CRIOU  O  SER  HUMANO  A SUA  IMAGEM  E  CONFORME  A  SUA  SEMELHANÇA.
Em  figura  abaixo  a  iluminação  do  Santo  e  Divino  Espírito  e  distribuição  dos  dons  e  talentos  aos  homens  e  mulheres  de  boa  vontade... Conforme nos fala o Evangelista São Lucas que também era médico de sua época época, digo na era dos apóstolos (Atos 2:1-8) 
                                                            Fonte  Google  2012
OS SACERDOTES E OS LEVITAS (ERAM MÉDICOS,ENFERMEIROS,AGENTES DE SAÚDE POPULAR) QUE CUIDAVAM  DA  SAÚDE  PÚBLICA  DO POVO ISRAEL ANTIGO - MAS ANTES  DE  RECEITAR  OS DEVIDOS REMÉDIOS  DE CURA, DEVERIAM SEMPRE CONSULTAR  AS  PESSOAS  E  CONSULTAVAM  SOBRE  TUDO O CONSELHO  VINDO  DE  DEUS. POIS  ELES  OFERECIAM UM RITUAL  DE SACRIFÍCIOS  DE SANGUE PARA  TIRAR  A  CULPA  HUMANA  DE  PECADOS  DO POVO - PASTORES  CURANDEIROS  DE TELEVISÃO  DE DIAS  ATUAIS  QUE  SE PROPÕEM  A  CURAR  O  POVO  DE  SUA CULPA-PECADOS  E  DE  SUAS  DOENÇAS FÍSICAS, MENTAIS  E  ESPIRITUAIS...
Quando um homem tiver na pele da sua carne, inchação, ou pústula, ou mancha lustrosa, na pele de sua carne como praga da lepra, então será levado a Arão, o sacerdote, ou a um de seus filhos, os sacerdotes.
E o sacerdote examinará a praga na pele da carne; se o pêlo na praga se tornou branco, e a praga parecer mais profunda do que a pele da sua carne, é praga de lepra; o sacerdote o examinará, e o declarará por imundo.   (Levítico 13:2-3)
E disse o profeta Isaías ao rei  Ezequias  que  estava  doente de morte e  desenganado pela medicina da época: Tomem uma pasta de figos, e a ponham como emplastro sobre a chaga; e sarará. 
  (Isaías 38:21)

Voltando ao túnel do tempo  no dizer do profeta nos diz assim: O povo que vivia nas regiões da sombra de morte e em trevas intelectuais e espirituais...". E que vindo a plenitude dos tempos resplandeceu-lhes a luz  da libertação da sabedoria divina e da ciência. E agora estamos falando de um tempo anterior a 1950 - Uma época sem Postos de Saúde, sem agentes comunitários de saúde, sem enfermeiros, sem médicos, sem Hospitais e sem remédios e sem assistência popular. Nesse tempo cada um se defendia como podia de seus perigos e de suas doenças. E daí começaram a aparecer nesse meio as pessoas que se habilitavam popularmente de curandeiros e curandeiras do povo. Eram  pessoas simples do povo sem nenhuma orientação racional e científica de saúde. Eram homens e mulheres que usavam os seus dons e talentos a serviço da cura de doenças da humanidade. DIGA-SE de passagem, como essas pessoas que possuíam esses dons e talentos de cura popular sofriam nas mãos das autoridades de sia época; Ora sofriam e eram  perseguições pela Igreja oficial que os perseguia e deserdava e os excomungava de seu meio, e que  os chamava de malfeitores, de excomungados, de diabólicos e de bruxos. E em outras vezes eram perseguidos pelas  mãos do Estado, quando eram denunciados e condenados pela justiça; E ainda eram denunciados pelos próprios médicos e pelos conselhos regionais de medicina.E que eram chamados de bruxos e "charlatonistas" e malfeitores da humanidade etc. Agora podemos entender quanta injustiça se fez contra esses seres benignos  que  desejavam  apenas fazer o bem para a humanidade sofredora. Essas pessoas talentosas vinham para minorar a dor e o sofrimento humano ; e que eram chamados popularmente de videntes; benzedeiras,as parteiras,os curandeiros, os pajés e o serviço de "pajelança" dos indígenas, os profetas, videntes, os visionários etc.

O Brasil sempre foi uma terra  fértil para o surgimento de  todas  as  "benzedeiras  populares" que vinham de coração aberto e  estavam  a  serviço  da  humanidade no tempo do Brasil colonial e Brasil agrícola.Nesse tempo chamados de "Brasil Agrícola" tínhamos muitos  seres humanos que estavam doentes  e  abandonados  nas matas brasileiras. E digo abandonados  pelo  poder  público,  abandonados pelos  serviços  de saúde  medicina  da  época, abandonados  pela  Igreja  estatal  etc. Tudo era feito na  base  da  curas  das  antigas  "garrafadas  das  "sete ervas", das "nove ervas" etc. As  pessoas  em  destaque  eram  as  "mulheres  curandeiras", as mulheres  benzedeiras, as  beatas da fé, as  rezadeiras, as antigas parteiras e os curandeiros. Tudo  era  feito  na  base  do grito, das  rezas  e chamadas  popularmente  de  "rezas  brabas"- ´É um  termo popular usado  para  destacar o  clamor popular e o grito pela cura e  saúde do povo simples de então, tudo era resolvido na base do grito e com rezas e despachos, a  urgência dos fatos  e  o  desespero  humano que era visível em um  tempo  que  ficou  na  saudade  e  no coração de muitos  brasileiros. E  graças  a  Deus  pela  presença  destes  seres  humanos que eram iluminados por Deus para dizer e tentar fazer alguma coisa, qualquer coisa, e que  se  dispunham  em  tentar  ajudar  o  seus  semelhantes  que  sofriam  violências, ferimentos e doenças de todos os tipos; quer seja na picada de insetos venenosos, picadas de cobras venenosas, de machucaduras  nas roças ou pelo trabalho de alto risco que era feito sem nenhum tipo de segurança do Trabalho,do trabalho de roça. Assim caminhava  a nossa humanidade  de  todos os tempos e de todas as eras passadas, e que eram atacadas por todos os  tipos de doenças   nesta  era  do  Brasil  colonial e Brasil Agrícola.  Foi nesse  tempo  que  em  nossa  região  apareceu  a  dona  Damiana, a Aleijadinha, a  curandeira. Mulher  anã  com  deficiência  física e ainda  tetraplégica.

                               Imagem de quadro  aproximada  das  benzedeiras  populares 
                                              Fonte  de  imagem  google  2012        
 A NOSSA  CIÊNCIA  MÉDICA  DE  DIAS  ATUAIS  SE  ESQUECE  PROPOSITALMENTE  DE  BUSCAR  A  DEUS E  O SEU  CONSELHO  NAS CURAS  E  NAS  DOENÇAS  POPULARES: NAS  EPIDEMIAS, PANDEMIAS  E  MULTI-BACTÉRIAS  ASSASSINAS QUE ATACAM MILHARES DE  PESSOAS NO MUNDO  MODERNO...
Os  nossos  médicos  de  hoje em dia  buscam  somente  os  conselhos  da  ciência  e  das  medicinas das drogas  comerciais. E não querem o bom conselho do Deus da vida. Os  astrólogos  buscam  a  ciência  dos  astros,e nos tentam explicar  o  que  está  escrito nas  estrelas. E  as  benzedeiras populares buscam  o  conhecimento da  oração  e  da  consulta  da  vidência  através  da  fé e  o  conselho de  Deus. E  são  elas  que mais curam  as  pessoas  hoje em dia.

 A  EXPERIÊNCIA  DE  UMA  MULHER  DEFICIENTE  E  SOFREDORA
"...Pedí  e  dar-se-vos-á, buscai  e  achareis, batei  e  abrir-se-vos-á..." (Jesus)

Assim podemos perguntar aos antigos moradores da região de Massaranduba, São João do Itaperiú, Barra Velha, Piçarra, Joinville e outras cidades circunvizinhas. E quem não conheceu a dona Damiana, "Aleijadinha" como era conhecida em sua região. Viveu no município de Barra Velha- Picaras - SC , por volta dos anos 1900 até 1980. Era uma mulher deficiente e tetraplégica, isto é: não podia movimentar os seus pés nem as suas mãos. Mas mesmo assim, tornou-se um exemplo de mulher de fé e amor pela vida. Possuía uma compaixão pelos que sofriam como ela mesma. Vinham pessoas de todos os cantos até a sua casa para receber a cura dos seus males.
Seu Carlos um dos homens que conheceu bem de perto o trabalho da "Aleijadinha", fala-nos um pouco de sua história que relatamos a seguir. Assim nos fala seu Carlos:
" Certo dia eu estava desenganado pelo trabalho da medicina. Resolvi então  apelar para os serviços de dona Damiana. E nos acrescenta seu Carlos; eu estava com depressão profunda, tomei todos os remédios que os médicos me haviam receitado e nada de melhorar. Certo dia, criei coragem e fui até a casa a casa da benzedeira; Quando lá cheguei, ela  recebeu-me em seguida dizia  que iria  consultar  a  Deus e  fez  a  sua  reza  costumeira, e em seguida foi me dando a sua receita dizendo:
"Você deverá ficar quatro dias fechado e trancado em seu quarto. - não poderá sair do quarto e nem tomar a luz do sol por durante quatro dias seguidos . - Deverá tomar um chá preparado das nove ervas. Obedeça em tudo o que eu estou lhe mandando, se não fizer tudo de acordo como eu lhe ensinei, você poderá ter uma recaída e ficará pior",? acrescentou a vidente.
Nos fala seu Carlos; eu obedeci em tudo o que me foi ensinado e recomendado pela benzedeira ; Diz-nos  seu  Carlos  fiquei curado, agora sinto-me bem depois daquele momento de terapia das nove ervas. Agora dou graças a Deus.


Em figura abaixo  nossa  Mãe  Natureza  e  seus  cuidados  por  nós  seus  filhos...
                                               Fonte  de  imagem  google  2012
Seu Carlos fala-nos um pouco mais sobre a história da Aleijadinha:
"Quando a ela nasceu  dizem que foi abandonada pela sua família, não podendo sobreviver sozinha, pois não podia andar e nem mover as mãos – Ficava deitada em sua cama, um parente seu  compadeceu-se dela e a socorreu, levou-a para sua casa. Porém, deixava-a deitada em casa o dia todo, seu parente ia trabalhar durante o dia e ela ficava sem alimentar-se e sem assistência por durante grande parte do dia e parte da noite. Dizia ela em sua história relatada ao seu Carlos: - você não pode imaginar como eu sofria na hora em que queria ir ao banheiro – tinha que fazer as necessidades físicas em minha cama - tomar banho,escovar os dentes, vestir-se,enfeitar-se, nem pensar. Não podia fazer tudo aquilo que uma mulher normal faz. Dizia ela - eu chorava, sofria e rezava o dia inteiro. Assim rezei, orei e gritei a Deus por durante mais de vinte anos e fiquei nesse estado de depressão e dor. - Certo dia depois de tanto gritar e rezar e durante a noite tive um sonho a noite. E assim fala-nos a vidente sobre a sua noturna: – Vi um ser resplandecente (um anjo) que vinha ao meu encontro e me dizia - Anime-se mulher:Tuas orações foram ouvidas: Deus ouviu as tuas orações , você poderá mover a sua mão direita e assim poderá comer sozinha e pegar a comida que esta em seu prato, falou-me mais o ser em sonho dizendo : - Você irá receber o dom para ajudar as outras pessoas e poderá curá-las de muitos males, receberá o dom da clarividência. E poderá ver o que acontecerá no futuro, em seguida o ser resplandecente ausentou-se de mim. Então acordei-me e senti que este sonho era bom. Ela acrescentou dizendo – como eu fiquei grata a Deus, eu não conseguia acreditar que isto fosse verdade, mas era mesmo – eu podia mover o minha mão direita e pegar a comida de meu prato que  estava  ao  lado  de  minha  cama.

Depois deste dia em diante, eu comecei a mover a minha mão direita e assim podia pegar a comida que meu parente deixava ao lado de minha cama. Dizia ela ao seu Carlos, que alívio eu tive – nunca mais fiquei sozinha e não faltou-me comida e nem ajuda de outras pessoas. As pessoas faziam fila em volta da minha casa para falar comigo, a solidão foi embora, a amizade brotava em meu coração, eu comecei sentir-me feliz em viver e dava graças a Deus. Vinham pessoas de todas as partes do estado e até fora do nosso estado de Santa Catarina para falar comigo. Somente Cristo Jesus pode nos libertar de todos os males que nos afligem e nos dar nova vida e vida com abundância. Cristo nos salva e nos liberta de todos os males. Assim Cristo Jesus em seu Espírito Santo continua salvando vidas e continua distribuindo dons e talentos em sua graça aos homens e mulheres de todos os tempos e de todas as idades. Independentemente de credo religioso, partido político, de raça, cor de pele etc. Glórias sejam dadas a Deus nas maiores alturas. E que no dizer do apóstolo Paulo em  sua  carta dirigida a Igreja de Éfeso antiga e que nos diz  assim: Ora Deus nos enviou  o  seu  Santo  e  divino  Espírito  e  tomou cativo o "nosso  cativeiro"  e  concedeu  dons  e  talentos  aos  homens  e  mulheres  de  boa  vontade  para  o  serviço  da  humanidade  na  terra  em  todos os tempos..."
O  carisma  das  antigas  benzedeiras, parteiras  e  seu  amor  pelas  pessoas  e seu amor pela  vida...
                                                Imagem  de  foto  aproximada  fonte  google 2012
Assim diz-nos o salmista: "Esperei com paciência pelo Senhor e ele se inclinou para mim e me ouviu, tirou-me de um charco de lodo de uma cova profunda (...) e pôs um novo cântico em meus lábios. (bíblia,salmo 40:1-3) Relatos pastorais de meu blog. pr.Alfonso Czaplinnski

Nenhum comentário:

Postar um comentário