quinta-feira, 16 de agosto de 2012

TEMPLO - LAMENTO E DESTRUIÇÃO

Abaixo réplica  aproximada do templo na gloriosa era de Salomão rei dos judeus-israelitas,do tempos antigos que datam a sua contrução entre 950 a 900 AC.
Hoje em dia é muito comentado pelos modernos judeus-israelitas em relação ao lugar onde estaria o Domo da Rocha fincada por Salomão – em Jerusalém, que nele foi construído o Templo de Salomão (“Primeiro Templo”) destruído por Nabucodonosor II rei do Império Babilônico após o cerco de Jerusalém em 586 a.C. E ali foi também o local onde o (segundo templo)foi construído pelos líderes do judeus Esdras e Nemias,para ser novamente destruído pelo general romano Tito no ano de 70 a.C, restando agora apenas um pequeno segmento onde é chamado o "muro das lamentações" do muro exterior, que é conhecido como o Muro das Lamentações, que é sagrado para os judeus e que está localizado no Monte do Templo. E agora em nossa era os judeus planejam construir (o terceiro templo).Vale ressaltar que essa construção sempre foi paga com alto preço pelo povo judeu pobre foi caríssimo essa sua construção e continua sendo cara.Pois são toneladas e toneladas de ouro e pedras preciosas que eram usadas na sua construção dos tempos antigos.Mas e hoje em dia como será? ou será usada apenas uma réplica dos tempos antigos?Queremos saber quem pagará essa conta absurda? Nas imagens abaixo a “sonda” aproxima do Domo da Rocha, e assim nos dá um flash intenso e outro tanto, para depois deslocar para cima em alta velocidade e desaparecer. 
"O Senhor rejeitou o seu altar e abandonou o seu santuário. Entregou aos inimigos os muros dos seus palácios, e eles deram gritos na casa do Senhor, como fazíamos nos dias de festa. O Senhor está decidido a derrubar os muros da cidade de Sião. Esticou a trena e não poupou a sua mão destruidora. Fez com que os muros e as paredes se lamentassem; juntos eles desmoronaram. Suas portas caíram por terra; suas trancas ele quebrou e destruiu. O seu rei e os seus líderes foram exilados para diferentes nações, e a lei já não existe; seus profetas já não recebem visões do Senhor.Os líderes da cidade de Sião sentam-se no chão em silêncio; despejam pó sobre a cabeça e usam vestes de lamento. As moças de Jerusalém inclinam a cabeça até o chão..." Em Lamentações do profeta Jeremias (Jer.2:7-10)
Ora se o povo judeu-israelita dos tempos antigos resolve  construir um templo-prédio que é consagrado ao Senhor; E eles afirmam que Deus nele habita e que ele jamais poderá ser destruído.Mas depois o profeta vem em nome do mesmo Deus e resolve desmentir essa poderosa afirmação que foi feita pelo sacerdotes.TEMPLO DE SALOMÃO - Tornou-se em um banco central onde eram guardados todos os tesouros,riquezas e ouro de toda a Palestina nos tempos antigos. E em seguida após a corrupção de toda elite dos líderes do povo.Agora o templo vem na voz do profeta que afirma com veemência dizendo: "Não acumuleis tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem tudo corroem e os vendilhões do templo que tudo negociam e tudo vendem".Daí não podemos de modo algum  depositar a nossa confiança  em templos prédios ou Igrejas do Senhor, ainda que sejam banhadas de ouro maciço e puro.Não podemos depositar a nossa confiança em Instituições Humanas, em Doutrinas Humanas e seculares, não podemos confiar em avanços tecnológicos e ou científicos, em Partidos políticos, não podemos confiar em reis, religiosos, políticos etc. Tudo é ilusão e correr atrás do vazio dos vazios. Mas devemos sim depositar a nossa fé em Cristo da cruz e no seu Evangelho eterno.

 NA ORAÇÃO DO  DESTERRO -  SALMO  DOS LAGARES - SALMO 137
Junto dos rios de babilônia, ali nos assentamos e choramos, quando nos lembramos de Sião. 
Sobre os salgueiros que há no meio dela, penduramos as nossas harpas. Pois lá aqueles que nos levaram cativos nos pediam uma canção; e os que nos destruíram, que os alegrássemos, dizendo: Cantai-nos uma das canções de Sião. Como cantaremos a canção do SENHOR em terra estranha? Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, esqueça-se a minha direita da sua destreza. Se me não lembrar de ti, apegue-se-me a língua ao meu paladar; se não preferir Jerusalém à minha maior alegria. Lembra-te, SENHOR, dos filhos de Edom no dia de Jerusalém, que diziam: Descobri-a, descobri-a até aos seus alicerces. Ah! filha de babilônia, que vais ser assolada; feliz aquele que te retribuir o pago que tu nos pagaste a nós. Feliz aquele que pegar em teus filhos e der com eles nas pedras.

Templo do Senhor, Templo do Senhor! Onde mora o cálix bento e a hóstia consagrada, oiá meu Deus... Parte da bela canção do cantor e compositor Milton Nascimento

Em figura abaixo simboliza e nos mostra como toda uma liderança dos antigos judeus-israelitas,os políticos, liderança do reis, príncipes, todos os religiosos, empresários e todos líderes do povo, sendo mandados para os campos de concentração em babilônia antiga. E ficaram aprisionados nos campos de concentração Junto ao Rio Quebar, conforme nos fala a história dos cronistas judeus, profetas  historiadores e salmistas. Quantas vezes em nossos dias temos que enfrentar o nosso cativeiro particular de 70 anos ou mais.E não conseguimos nos libertar de nossa culpa e pecados escondidos na alma. E que muitos desses cativeiros nos tem conduzido  a  outros cativeiros maiores de lutas e de guerras sociais, guerras entre países, guerras entre os membros de nossas famílias,e guerras particulares, prisões na mente e em nossa  alma.E que no dizer do apóstolo Paulo: "Cristo levou "cativo o nosso cativeiro" e deu dons aos homens e mulheres..." para que eles trabalhem e nos evangelizem e nos levem para a liberdade que há em Cristo Jesus. E Cristo nos falou mais sobre esse assunto quando nos disse: "conhecereis a verdade e a verdade vos libertará do cativeiro eterno e da grande mentira do diabo que sempre quer nos escravizar e condenar; e o inimigo vem para matar,roubar e escravizar. 
     
                                                       Fonte  de imagem Google 2012
Figura  elite judeu-israelita em romaria a caminho do cativeiro babilônico em aproximadamente 585 Ac.
            
Salmos  dos lagares, Lagar – era  o  local de espremedura das  uvas maduras; local onde eles  pisavam  as uvas maduras para curtir o bom vinho. Lagar –  é um termo que agora é usado pelos poetas sagrados. È um termo de  Expressão poético usado aqui para exprimir o sofrimento pelo qual passou o povo judeu  em seu exílio babilônico. Eram  salmos escritos  pelos poetas Asafe, Coré, e outros; Eram chamados de poetas pós-exílicos  e que falam sobre o lamento da dura destruição  do templo de Jerusalém feita pelos babilônios em 585 AC. Eram poetas não alinhados, isto é, tinham um pensamento de livres pensadores. Salmo 137, salmo 74, salmo 76, salmo 77, salmo 79, 88 e salmo 38 chamado de salmos que exprimem todas as nossas dores,cativeiros e pecados escondidos dentro de nossa alma. E  fala Asafe  cronista  e  poeta  sagrado dizendo;
Oh  senhor  não  destruas o templo, não  destruas  a  tua  herança! Portanto o templo na cabeça do povo judeu jamais poderia ser destruído, porque era morada do divino. Era local onde Deus fez sua morada? Oiá... Onde mora o cálix bento e hóstia consagrada... Oiá..?. Era  mesmo assim como canta  e se expressa o poeta brasileiro em se  falando do divino templo. E  agora no pós-guerra o povo cai na real  em  grande frustração e lamento. Estes salmos Expressam grande  Lamento,
desterro do poeta,do profeta, do sacerdote e do político. E assim  entram em cena os poetas sagrados;Asafe, filhos de  Coré, Jedutum  e  tantos  outros, São  poetas  dos  tempos  bíblicos, salmos  do  que  os  profetas  previram na   destruição do  templo, E diziam  com  fé  e  coração  sincero:

TEMPLO DE SALOMÃO - BANCO CENTRAL DE TODA PALESTINA, TORNOU-SE EM GRANDE TEMPLO DE CORRUPÇÃO E CRIMES DE GUERRA -RIQUEZAS DO TEMPLO  DOS ANTIGOS JUDEUS- ISRAELITAS. E DAÍ TORNOU-SE  MOTIVO PRINCIPAL DA COBIÇA DAS NAÇÕES - TEMPLO  E SEU INTERIOR, ERA TODO  BANHADO  DE OURO MACIÇO, PRATA E  PEDRAS PRECIOSAS ETC. - E TUDO ISSO TORNOU-SE  EM  UMA GRANDE CORRUPÇÃO DENTRO DOS MUROS DO GRANDE TEMPLO SAGRADO


Figura abaixo velho templo dos antigos judeus-israelitas construído aproximadamente em 900-850 a.d.na era do rei Salomão - A destruição do templo se deu em  585 a.d. - O templo era um colosso, era uma espécie de  patrimônio  humanidade na época. Alguém já avaliou que o templo construído por Salomão tinha um valor estimado de dez bilhões de dólares ou muito mais.Daí  podemos notar o porque da cobiça de outras nações pelo templo.E grande parte dessas riquezas fora conquistada a força pela espada e crimes de guerra,e saqueada a força de outras nações ao seu redor no tempo do rei  Davi e depois no reinado de Salomão e outros reis corruptos tais como Jerobão, rei Acabe, rei Manassés, e findando com a punição no reinado corrupto do rei Jeoaquim que foi mandado para os campos de concentração de babilônia.E como podemos ver em outras passagens da bíblia, houve um grande protesto feito pelos profetas no tempo do rei Davi. Os profetas que o seguiam e o denunciavam o seu pecado e a sua corrupção, eram os profetas, Natã e o profeta Gade e outros profetas protestaram contra a corrupção e pecados em outros reis e reinados corruptos., tais como,profeta Elias,profeta Amós, profeta Isaías,o profeta Jeremias e outros. E o profeta Gade chegou a ameaçar ao rei Davi várias vezes pela sua corrupção e pecados cometidos em seu governo. E um dia  assim disse o profeta Natã a Davi: "Deus não quer que você construa um templo dedicado a  ele com sangue, você é um homem  sanguinário que derramou muito sangue e Deus rejeitará a sua construção da Igreja-templo".

E eis um dos motivos  porque o  governo do rei Nabucodonosor  vem de tão longe para  invadir as fortalezas dos judeus e saqueia todos  os utensílios e os objetos do templo que eram feitos de ouro maciço, de prata, de pedras preciosas etc. Conforme nos falam os cronistas sagrados em (II Cron.3:8-10) e os Reis em ( II Reis 6:21-23). E assim tudo em seu interior era revestido de ouro maciço,e no livro de Macabeus nos fala sobre este fato com detalhes e a cobiça das nações pelo templo dos antigos judeus e o seu por que? A causa eram as riquezas que lá estavam acumuladas pelos reis de todos os tempos. Templo sagrado era a maior riqueza e o poder de união  e convergência de todas as tribos de Israel antigo, tudo girava em torno do templo sagrado. E o cronistas sagrados nos falam com detalhes de que o templo era revestido com aproximadamente 800 talentos de ouro puro, cerca de 8 000 toneladas de ouro, e mais 14.000 toneladas de pratas, mais pedras preciosas e  as mesas, o teto, o altar, a imagem dos quatro querubins e 6 serafins eram feitos com mais toneladas de ouro puro etc. E vale a pena ressaltar que, todo o dinheiro dos ricos e das viúvas da época era guardado no templo. Era uma espécie de banco da época. No livro de Macabeus nos fala de que por volta dos anos de 300 ad. quando na invasão dos gregos e macedônios a Jerusalém, Heliodoro era o representante do rei para supervisionar a riqueza e o patrimônio do interior do templo. Nesse tempo o sacerdote Onias homem honesto e respeitado era o sumo-sacerdote  que presidia o templo na época. E Macabeus nos fala ainda de que  havia um depósito de aproximadamente 8000 Quilos de ouro maciço  e mais 14.000 Quilos de prata e mais as pedras preciosas etc. que eram guardados a sete chaves dentro do templo sagrado. E esses bens  eram de grande valor, e pertenciam aos pobres e as viúvas. Conforme nos falam os  textos do livro de Macabeus em (Mac.3:1-12) 

Em imagem baixo uma réplica de figura aproximada do templo dos antigos judeus que foi construído na época do rei Salomão e outros reis. Fonte de imagem google 2012

Assim diziam os antigos profetas: 
Deus não habita em templos humanos, mas a sua habitação é lá nos altos céus, onde não se pode ver. Mas os sacerdotes, seus escribas e fariseus e donos dos bens  repetiam a todo instante; Templo do Senhor, Templo  do Senhor,é intocável, Jamais poderá ser  destruído?Mas e agora seu inimigo e  rival babilônio  ronda suas  portas,inimigo invade  sua cidade natal, Seu inimigo destrói
 sem  dó  e nem  piedade sua capital Jerusalém antiga caem  por terra. 
Eles invadem o templo a "ferro e fogo" queimam tudo, roubam os bens e destroem o altar. Eles Invadem  o refúgio do Altíssimo, invadem o santo dos santos, invadem a mesa da santa eucaristia etc. E Deus não faz  nada de extraordinário  para salvar  a sua morada? E  enquanto  isso todos os cidadãos judeu-israelitas repetiam esses salmos dizendo:
Senhor, quem entrará no teu  santuário perguntava  o salmista? E agora o seu  povo e sua Igreja do velho testamento fica boquiaberta e assim todos ficam se perguntando:
Por que será que Deus nos abandonou? E sua grande pergunta fica sem resposta, sim, fica sem  resposta por durante séculos? Porque os antigos líderes não se arrependeram diante de Deus;
Porque  eles não quiseram  ouvir  a  voz  da  verdade dos profetas e a verdade do arrependimento.
Foi  por  esse  motivo que Deus os estava  castigando,e sobretudo, corrigindo e ensinando seu povo. E tudo  isso  estava  sendo orientado e apontava para  a  salvação da cruz de Cristo, E  isso 
os velhos judeus-Israelitas  não queriam entender. E  no salmo  de  137 o autor fala-nos dos  campos de concentração:
Junto  aos  rios  de  babilônia  nos sentávamos  e chorávamos rios de lágrimas, e enquanto isso os babilônios que comandavam-os  diziam-lhes  a todo instante em tom provocativo:
Cantem alguma  boa  música  de vossa terra? Cantem  algum  dos  salmos do templo?
E o autor via seu povo triste abatido e dizia  em  seu  lamento: Eu não posso  cantar! Eu não quero cantar...? Eu  me nego  a  ser  feliz, eu não quero  ser  consolado? Eu quero é sofrer?
E nos fala mais o autor: 
Deram  os  corpos dos cidadãos israelitas por cibo às  aves  do  céu? Que traduzido quer dizer: Deram os corpos deles as aves; ou os corpos  dos  guerreiros,dos nobres israelitas  foram  dados como comida  às  aves  do céu. Aparentemente que  desilusão do povo. Mas com a vinda de Jesus Cristo temos então uma resposta concreta.

APLICAÇÃO  DA MENSAGEM  DOS LAGARES - GUERRAS SOCIAIS E GUERRAS PARTICULARES -  PEDAGOGIA  DA  CRUZ  DE  CRISTO  - EDUCAÇÃO E O CARÁTER DE JESUS CRISTO UM HOMEM MADURO, HONESTO, OBEDIENTE ATÉ A MORTE DE CRUZ  QUE  NÃO FOGE A LUTA, E QUE NÃO SE DOBRA A CORRUPÇÃO - TOMA  A  SUA CRUZ E SEGUE  PARA SALVAR  A HUMANIDADE - E  BEBE  O CÁLICE DE SANGUE  DA OBEDIENCIA A DEUS ATÉ SUA ÚLTIMA GOTA DE SANGUE
                                      Fonte de Imagem aproximada google 2012
A TEORIA  DA  TEOLOGIA DA PROSPERIDADE  DA  ERA INDUSTRIAL  ESTÁ NOS ENGANANDO E CONDUZINDO NOVAMENTE AO "CATIVEIRO  BABILÔNICO"


E assim quantas  vezes nós estamos seguindo uma teoria teológica falsa, uma doutrina de  Igreja, 
um partido político, uma teoria de avanço científico e tecnológico, que está nos conduzindo direto para o "cativeiro babilônico" particular ou coletivo; Bem como Uma ideia de vingança, uma vida de pecados, que está nos enganando. E assim fala-nos um capelão da segunda grande guerra mundial chamado de Dietrich Bonhoeffer que  certa vez em seu estado de choque ao ver a brutalidade das guerras disse:
"Olhem como a nossa teologia e as doutrinas de nossas Igrejas estão  nos levando novamente para os campos de concentração do  velho "cativeiros de babilônia..."?
E estamos sendo conduzidos para o nosso cativeiro particular aos poucos, e o pior de tudo isso é que no momento nós nem percebemos e não conseguimos ver nada de estranho. Pois a falsa teoria nos engana em semelhança do que aconteceu com  Adão e Eva quando estavam no Jardim do Éden. E assim eles descobriram de que estavam nus diante da justiça pura de Deus. E depois de muito tempo descobriram que tinham problemas de relacionamento e não queriam se relacionar  com Deus. E assim também acontece conosco hoje em dia,  nós iremos descobrir que fomos enganados depois de muitos anos de sofrimento,dor e lamentos. E assim  não conseguiremos crescer  dentro desse cativeiro mental de cobiça que mata a cada um de nós individualmente ou coletivamente; E descobrimos que estamos em guerra particular, guerra coletiva e  ou guerra social  de grandes proporções e lamentos.
E assim quantas vezes é preciso que Deus nos envie para os campos de guerra; e lá nos campos de concentração de nossas guerras particulares ou coletivas, aprendemos as grandes lições de vida, e as grandes verdades de Deus nos são reveladas. E as grandes guerras modernas do cativeiro de hoje são: 
O  nosso desemprego, a falência de nossa vida financeira,uma separação de casamento,uma doença na família, um acidente, a guerra contra os vícios em família, uma perseguição politica,
Uma perseguição de criminosos em nossa vida,condenação para a prisão etc. Enfim, são tantas as nossas guerras particulares dos dias de hoje. E no dizer  do salmo 38 nos fala Davi:
Oh Senhor não me repreendas na  tua ira  e  nem me castigues no teu furor, das guerras,da violência  dos meus adversários;"pois os pés dos nossos inimigos são velozes para derramar sangue de inocentes, eles desconhecem os caminho da paz,em sua boca há maldição e amargura..." e por aí vai a sua crueldade e violência; E o furor  do castigo está  às portas, os soldados de babilônia  não brincam em serviço.
E agora muito depois no novo testamento assim nos ensina o apóstolo Pedro orientando-nos sobre esse fato dizendo: "Vós sois o templo do Senhor que é composto de vidas humanas que são as pedras vivas... Vós sois raça eleita povo de propriedade exclusiva de Deus, Pela qual o Senhor vos chamou das trevas para sua maravilhosa luz, Templo do Senhor somos todos  nós a sua Igreja templária de dias atuais. 

Que o Espírito Santo habita corporalmente em nosso coração, É certo como nos falou Cristo Jesus  em seu momento de agonia dizendo: Oh Pai se possível passe de mim esse cálice, contudo não seja feito como eu quero, Mas tudo seja  feito como tu queres Oh Senhor!
Este é o nosso cálice que deveremos aprender a beber, o cálice da humilhação de cruz, da humilhação da cruz  de Cristo que nos disse:
Aquele que quiser me seguir a si  mesmo se negue e tome a sua cruz e sigam-me. Este foi o cálice que a Igreja do velho testamento e os antigos judeus-israelitas tiveram que beber, O  cálice  do cativeiro e da  humilhação de Cristo, que os seguia por onde quer que eles fossem.
Que o nosso bom Deus sempre nos ajude a entender e aceitar  a nossa cruz de cada dia, os seus caminhos e sua vontade.
Alfonso Czaplinski

BIBLIOGRAFIA  DE  APOIO 
1. Pesquisa - Bíblia Sagrada - Textos do livro de  salmos - salmo 137, Texto do Segundo livro de 
Cronicas  em (II Cron. 3:8-10  e Segundo livro de Reis em (II Reis  6:21-23) 
2. Bíblia Católica -  Livro Apócrifo de Macabeus  Segundo - Em  (II Macab.3:1-12)
3. Dietrich  Boenhoeffer - Palavras pastorais da guerra - Pesquisa Internet 2012
4. Pesquisa  na  Internet e Google - Autores  diversos e artigos avulsos etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário