terça-feira, 17 de abril de 2012

PROFETA DIVINO UM EX-COMUNGADO PELA IGREJA

"Ora  Deus  não nos tem dado um espírito de covardia... mas  ele nos tem nos dado um  espírito de moderação, um espirito de entendimento, um espírito de sabedoria  e  um espírito de luta e de  ação social..." (Ensinos do apóstolo Paulo ao jovem pastor Timóteo)

                                          Imagem  aproximada de Paulo  e Timóteo  google  2012
Apóstolo  Paulo em sua primeira  carta  e os novos ensinos ao jovem pastor  Timóteo que estava na cidade de Éfeso cuidando de uma Igreja com muitos problemas de relacionamento entre os irmãos, como também ele fala e ensina  na formação de novos líderes qualificados. O  apóstolo  está  repensando  e vai reescrevendo lentamente por cartas toda uma nova teologia, pois a  velha teologia  do  antigos judeus  está ultrapassada. Paulo  diz: " Eis  que  é chegado  a  plenitude  de novos tempos  e Deus enviou  o  seu  filho  que é nascido  de mulher e veio em  carne  humana... crido  no  mundo e  recebido na  glória..."
  

O  homem  chamado de profeta  nunca  dizia  o  que a  Igreja  dos fariseus queria  ouvir, não falava  o  que  o rei  e os  políticos  de seu  tempo queriam  ouvir. Não falava nada para agradar  a  ciência  ou  o  que a  tecnologia  comercial  queriam  ouvir  em  sua  propaganda enganosa. Pois  ele  dizia sempre  em  seu  relatório e em tom  profético e enfático: ASSIM  DIZ  O  SENHOR: Temos muitos  erros  dentro  de  nossas  Igrejas  modernas. Temos muitos  erros  dentro  de  nossa educação, temos  muitos  erros  dentro  de  nossa  ciência, temos  muitos  erros  dentro  de  nossa  medicina, Temos milhares  de  erros  que  são cometidos  dentro de nossa administração pública e dentro dos poderes do Judiciário e Poder Legislativo e do poder Executivo. Enfim todo a máquina do poder público está errada, mas não temos profetas e reformadores suficientes e chamados para denunciar tudo isso e administrar. Como também temos  milhões  de  erros  dentro  de  nossas  Igrejas  que  falam  em  nome  de DEUS  E  em  nome  de  Cristo  Jesus. Mas dentro de nossas  Igrejas modernas  não temos  até  o  presente  momento  a vinda  de  um  grande  e  profeta  reformador  da  Igreja em nosso  século  vinte  e  um. É  certo  como  nos  disse  Cristo: "A  Seara é  grande  mas  os  trabalhadores habilitados são poucos... e habilitados com  os  dons  devidos TALENTOS são  poucos..."
Os  verdadeiros  pastores e modernos profetas nunca  devem  dizer  nada que  possa  favorecer  essa  religiosidade  comercial  e  farisaica  que nós temos dias em dias  de  hoje. O  povo  deve  buscar  e  conhecer  toda  a  verdade  dos  fatos. Conhecer  uma parte da verdade pode ser  fatal, seria o mesmo que dizer uma mentira inteira; a nossa humanidade precisa ouvir  uma verdade plena que  liberta  do pecado  e da  escravidão em  todos os campos do saber  humano.

Em figura  abaixo nós mostramos o profeta Daniel judeu e político famoso em sua época, um super primeiro ministro de Babilônia antiga, sendo perseguido  pelos correligionários de seu partido e políticos safados  de  sua época. Onde eles tramam perseguições, tramam"trapaças políticas", e "maracutaias"no dizer do Lula, e o lançam  ora na cova dos leões vorazes, e ora  o lançam na fogueira  dos antigos reis de babilônia antiga. Essa é a cruz de perseguições que sofrem aqueles  que se  mantém  fiéis  a sua  fé, fiéis ao seu Cristo e  fiéis ao  seu  Deus. E mesmo assim hoje em dia ainda há crentes  que  acham  que  os  irmãos evangélicos  não  devem  envolver-se  e  participar  da  vida  pública, participar ativamente da  política  de  seu  município  e  de  seu  país. Ora como vemos  Deus  precisa  de  nós  em  todos  os  lugares; seja  na  política  ou  seja  na  ciência, seja  na  educação, nas  artes, na  agricultura e  em todas  as  áreas  dos  saberes  humanos. 
                                        Fonte  de  imagem  aproximada  google  2012 
Em  figura abaixo  profeta  Daniel  sendo  jogado  na  cova  dos  leões  em  Babilônia  antiga.Um homem que tinha a  voz profética  político-religiosa e  que por isso  estava  marcado  para  morrer. Mas em  todos  os  momentos Deus o tinha  livrado. O profeta  planeja  reformar  o  estado  babilônico  como  um  todo. Mas os seus  patrícios,compatriotas e  correligionários de seu partido  não deixam  e  apelam  para  a  perseguição  declarada. Mas ele  os  vence  pela  sua  sabedoria  e  pela  sua  honradez, seja  na  politica  ou  seja  na  vida  religiosa. Daniel  é  um  homem  de  muitos  talentos  e  coloca-se  a  disposição  divina. 



NA COMPARAÇÃO - PROFETA JEREMIAS E FILÓSOFO NIETZSCHE - PROFETAS  E  PASTORES  MODERNOS  DEVEM  DIZER  O  QUE  A  IGREJA  NÃO  QUER  OUVIR  ISTO  É  A  VERDADE  VINDA   DE  DEUS...



O profeta Jeremias dizia constantemente:
Assim diz o Senhor a respeito deste povo, Honram-me com os lábios mas o seu coração é enganoso e perverso.  Assim diz o Senhor: Maldito é o homem que confia no homem. 
Era palavra urgente e nervosa, era uma palavra de punição ou de consolo.
Assim Falava e afirmava o apóstolo Paulo: Assim diz o Senhor!
E dizia mais: Agora assim digo eu e não O Senhor, é minha opinião pessoal de profeta.

O filósofo Nietzsche dizia; Assim diz Zaratusta:
Zaratusta é uma voz da verdade dos fatos filosóficos, é uma voz da razão pessoal. É uma voz da ciência do bem e do mal. É uma voz da revolta e da frustração do profeta em seu desabafo pessoal diante de Deus. Enfim, quando Zaratusta fala ele diz o que lhe convém, pode ser mentira ou pode ser verdade.
Os críticos do filósofo  Nietzsche assim  diziam  em seu comentário; que ele era um frustrado em vários sentidos:
Enfim quando em sua alegoria ele  fala de seu Zaratusta, fala de sua crítica severa dirigindo-se liderança da Igreja. Nietzsche  assumiu aparantemente o seu ateísmo filosófico e já não queria ou
não podia mais dizer assim diz o Senhor:
Mas pelos relatos e pelos seus escritos filosóficos podemos ver que ele era um incompreendido pela sua Igreja, e ele mesmo não se entendia. Mas percebe-se pelos seus livros que sua religiosidade o comia por dentro, a sua dor era profética e profunda, assim quando ele falava de sua Igreja ou do seu cristianismo farisaico, que ele tanto combatia em suas parábolas do assim falou Zaratusta. Ou dizer; assim nos diz a voz da Igreja, ou dizer mais assim nos diz a filosofia, ou dizer mais ainda:
Assim diz a ciência da verdade, ou ele ainda queria dizer; Assim dizem os santos evangelhos dos quais ele tanto se afastou? 
Pode ser ciência do bem ou ciência do mal. Pode ser bênção ou pode ser maldição.
Cristo Jesus nos disse assim:
'...Todo aquele que me confessar diante dos homens eu o confessarei diante de meu Pai  que está nos céus. Mas quem me negar diante dos homens também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus..."

O CONTRASTE DOS REFORMADORES - LUTERO E S. FRANCISCO - GRANDES PROFETAS DE DEUS NO PERÍODO DA IDADE MÉDIA -LUTERO É SALVO DA SANTA INQUISIÇÃO - COMUNIDADE TERAPÊUTICA DA IGREJA DE WITTENBERG AJUDA LUTERO NESTA REFORMA E O SALVA DA MORTE - MAS  LUTERO  SENTE-SE  UM  EX-COMUNGADO  PELA  IGREJA

Matinho Lutero faz uma reforma estrutural da Igreja; Um homem das letras, um homem filósofo, tem uma teologia agostiniana estruturalista fechada. Tira os sacramentos da Igreja e os reduz a dois, ( Batismo e Sta. Ceia) tira os santos intercessores e fica somente com Jesus Cristo como único mediador entre Deus e os homens. A Liturgia da Igreja fica empobrecida e dá muita ênfase a pregação da bíblia e oratória. O protestantismo fica conhecido como um povo biblicista isto é, um povo versado na palavra e na bíblia sagrada. A história nos dá a resposta; depois de quinhentos anos de reforma ficamos conhecendo os dois lados da reforma; A reforma da estrutura da Igreja e Reforma interna da Igreja. Dizia S. Franciso: È preciso reformar e converter o homem por dentro. De nada adianta mudar apenas a estrutura da Igreja isto é, mudar apenas a liderança da Igreja. Pois o pecado está dentro do coração do homem. Lutero não se retrata diante do Vaticano "apela para César" isto é, em sua época Lutero apela para a força do Estado e apela para os políticos e para os príncipes, e pede ajuda, pede proteção ao estado alemão. Roma queria a sua cabeça. Lutero sentia isso, ele foi excomungado pela Igreja; Ex-comungado - palavra de origem latina quer dizer: Aquele que não participa da comunhão e comunhão da Igreja, aquele que não pode fazer parte da liderança da Igreja, aquele que perde os direitos e deveres da Igreja. Vale ressaltar que Lutero age nesta hora como uma voz profética de Deus contra a corrupção da Igreja Estatal de Roma.
Mais tarde dizia Lutero em sua confissão de profeta: "Como eu ficava deprimido em ter que desafiar como profeta de Deus, e tinha que desafiar o homem mais poderoso do mundo que era o papa. Como eu pensava em voltar atrás e me retratar, pensava em ter cometido um grande erro. Mas por outro lado eu sentia que tinha uma missão com a Igreja. Também sentia o apoio de minha igreja, ela estava ao meu favor, eu tinha uma comunidade terapêutica que me consolava..." (Em as Citações Avulsas da Confissão de Lutero). E mais tarde nos disse Lutero que sofria de uma depressão profunda: Ele chamava essa depressão de "Angfechtung" palavra provinda do alemão que quer dizer mais ou menos isto: " É um estado depressivo da mente, um estado de choque de alma, um estado de morte e abandono..ele sempre  sentia-se um ex-comungado pela Igreja...com ele acontecia aquilo que Nietzsche dizia: "...Se por muito tempo você olha para o abismo...então uma dia o abismo começa olhar para você...?"Parece fácil, mas não foi tanto assim. Assim sentia-se Lutero nosso grande profeta, e foi sem duvida um grande profeta de Deus nesta hora e soube contar com o apoio da Igreja Universal dos crentes , ele disse um grande NÃO ao Vaticano. Disse um NÃO a corrupção no seio da Igreja Católico-Romana.

LUTERO QUEIMA A "BULA PAPAL" QUE ERA UMA ESPÉCIE DE ORDEM DOUTRINÁRIA DE ROMA - ELE A QUEIMA EM PRAÇA PUBLICA - SÍMBOLO DE DESOBEDIENCIA DOUTRINÁRIA AS ORDENS DA IGREJA ESTATAL VINDO DE ROMA - PELA PRIMEIRA VEZ, A IGREJA E LUTERO E TODOS OS DEMAIS TEÓLOGOS DO MUNDO DIZEM: UM NÃO AO SUPREMO CONCÍLIO DE IGREJAS DE ROMA ANTIGA...

Bula-papal - palavra que vem do latim - Bula - é receita, mandamento, ordem doutrinária da Igreja de Roma - em outras palavras o profeta e reformador Martinho Lutero estava queimando a ordem que vinha da Igreja de Romana, que estava cobrando as indulgências. Indulgência era um edito da compra da salvação por obras e por dinheiro. Em outras palavras a Igreja Católica de Roma estava dando a salvação e o perdão dos pecados a quem mais daria dinheiro a sua Igreja. Por acaso, hoje em dia esse edito não estaria voltando na pratica de algumas Igrejas Evangélicas Neo-Pentecostais de nosso Brasil. Que hoje prometem fazer o milagre a quem paga mais em; dízimos e doações em dinheiro e bens materiais...? A que ponto chegamos nós dentro de nossas Igrejas Evangélicas Reformas e Pós-Reformadas.

 REFORMADOR  E  PROFETA  LUTERO  NÃO  DIZIA  O  QUE  A  IGREJA  MEDIEVAL  QUERIA  OUVIR  MAS  PELO  CONTRÁRIO, ELE  DESAFIOU  O  PAPADO  E  SACUDIU  TODA  A  IGREJA  COM  A  SUA  VOZ  PROFÉTICA  REFORMADORA: 

 Lutero  aguenta  firme em sua  ideia  de reforma e  não  se  retrata, em seguida queima  a  "Bula  papal " em  praça  pública. O  que  aumentou  a  ira  de  Roma. Por  isso  eu  afirmo  se  Lutero  não  tivesse  consigo a  ajuda  e  o  consolo  da  comunidade  terapêutica  da  Igreja de Witenberg da Alemanha ao seu lado em  sua  época, ele  teria  voltado  atrás  e  teria  se  retratado  com  a  Igreja  de  Roma  na  idade  media. Assim  como  fez  São Francisco de Assis  em  seu  tempo e muitos outros que se depois de um tempo  retrataram-se com o papa. São Francisco  viveu  aproximadamente  200  anos  antes  de  Lutero e também  foi  ex-comungado  pelo  papado, mas  depois  de  um  tempo  ele  retratou-se  e  voltou  atrás. Por  isso eu  digo: Se nós hoje  meus  irmãos pastores  presbiterianos, se em  dias  atuais  nós  queimássemos  a  nossa " Bula da Igreja Presbiteriana  e  sua  velha  e  caduca  ortodoxia" sem  dúvida  nós  ganharemos  uma  reforma  total  dentro  de  nossas  Igrejas  Presbiterianas  pelo  Brasil  afora. E  assim  o  Santo  e  Divino  Espírito  iria  trabalhar  bem  melhor  dentro  de  nossos  corações.

Em figura aproximada  abaixo  Lutero  e  os  seus  seguidores  queimando  a  "Bula Papal" em  sua  época.
  Fonte  de  imagem  aproximada  google  2012
 

 
E  ele  modificou  a  consciência  da  Igreja  de  todos  os  tempos. A Igreja  moderna  precisa  fazer  uma  reforma  em  pleno  século  vinte  e  um, precisamos repensar  todo  o  nosso  pensamento  religioso  alinhado  que  temos  hoje.
Assim  diz  o  Senhor  em  dias  atuais: Assim  nos  diz  constantemente  o  seu  Santo  Espirito  que  sopra  sobre  nós  todos  os  dias. E sopra onde quer...  Pensemos  nisso.


Alfonso  Czaplinski

Nenhum comentário:

Postar um comentário