sexta-feira, 22 de outubro de 2010

TRABALHO MISSIONÁRIO NA REGIÃO DE JOINVILLE > V

QUANDO A ORAÇÃO TORNA-SE UM HINO DE VITÓRIA - ESPERANÇA E ALEGRIA...
  
                                           Cl-Fd Saint-Eutrope-vitrail1B.jpg


Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor,
Onde houver ofensa , que eu leve o perdão,
Onde houver discórdia, que eu leve a união,
Onde houver dúvida, que eu leve a fé,
Onde houver erro, que eu leve a verdade,
Onde houver desespero, que eu leve a esperança,
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria,
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais
consolar que ser consolado; 
compreender que ser compreendido,
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe
é perdoando que se é perdoado 
e é morrendo que se nasce para a vida eterna...  ( Em  a  oração  de  S. Francisco  de  Assis)

UM  EXEMPLO  DE  VIDA   DE  UMA  MULHER  DEFICIENTE  E  SOFREDORA -
MAS  QUE  FOI  SALVA   PELA  GRAÇA  EM   CRISTO  JESUS

Podemos perguntar aos antigos moradores da região de Massaranduba, São João do Itaperiú, Barra Velha, Piçarra, Joinville e outras cidades circunvizinhas, quem não conheceu a dona Damiana, “Aleijadinha” como era conhecida em sua região. Viveu no município de Barra Velha- Picaras - SC , por volta dos anos 1900 até 1980.
Era uma mulher deficiente e tetraplégica, isto é: não podia movimentar os seus pés nem as suas mãos. Mas mesmo assim, tornou-se  um exemplo de mulher de fé e amor pela vida. Possuía  uma  compaixão pelos que sofriam  como ela mesma. Vinham pessoas de todos os cantos até a sua casa para receber a cura dos seus males. Seu Carlos um dos homens que conheceu bem de perto o trabalho da “Aleijadinha”,  fala-nos um pouco de sua história. Assim nos fala seu Carlos: Certo dia, eu  estava desenganado pelo trabalho da medicina. Resolvi então, apelar para os serviços de dona Damiana. Fala-nos ele, eu estava com depressão profunda, tomei todos os remédios que os médicos me haviam receitado e nada de melhorar.
Certo dia, criei coragem e fui até a sua casa. Quando lá cheguei, ela me recebeu, em seguida foi me dando a sua receita dizendo: “Você deverá ficar quatro dias fechado e trancado em seu quarto,- não poderá sair do quarto e nem tomar a luz do sol por durante quatro dias seguidos - deverá tomar um chá preparado das nove ervas. Obedeça em tudo o que eu estou lhe mandando, se não fizer tudo de acordo como eu lhe ensinei, você poderá ter uma recaída e ficará pior”,?  acrescentou a vidente.
Nos  fala  seu  Carlos; eu obedeci  em tudo o que me  foi ensinado e  recomendado ; Diz nos ele, fiquei curado, agora me sinto bem depois daquele momento. Agora  dou  graças a Deus.

Seu Carlos fala-nos um pouco mais sobre  a  história da Aleijadinha:
Quando a ela nasceu - dizem que foi abandonada pela sua família, não podendo sobreviver sozinha, pois não podia andar e nem mover as mãos –  Ficava deitada em sua cama, um parente seu, compadeceu-se dela e a socorreu, levou-a para sua casa.
Porém, deixava-a deitada em casa o dia todo, seu parente ia trabalhar durante o dia,  ela ficava sem alimentar-se, e sem assistência por durante grande parte do dia e parte da noite. Dizia ela em sua história relatada ao seu Carlos - você não pode imaginar como eu sofria na hora em que queria ir ao banheiro – tinha que fazer as necessidades físicas em minha cama - tomar banho,escovar os dentes, vestir-se,enfeitar-se, nem pensar. Não podia fazer tudo aquilo que uma mulher normal faz. Dizia ela - eu chorava, sofria e rezava o dia inteiro. Assim rezei, orei e gritei a Deus por durante mais de vinte anos.
Certo dia depois de tanto gritar e rezar, durante a noite tive um sonho  – vi um ser resplandecente (um anjo) que vinha  ao meu encontro e me disse :
 Deus ouviu as suas orações , você poderá mover a sua mão direita e assim poderá comer sozinha e pegar a comida que estava em meu prato, falou-me mais o ser dizendo :
Você irá receber o dom para ajudar as outras  pessoas e poderá curá-las de muitos males, receberá o dom da clarividência, poderá ver o que acontecerá no futuro, em  seguida  o ser resplandecente ausentou-se de mim.
- Então  acordei-me e senti que este sonho era bom. Ela acrescentou dizendo – como eu fiquei grata a Deus, eu não conseguia acreditar que isto fosse verdade, mas era mesmo – eu podia mover o minha mão direita e pegar a comida do prato.

Depois deste dia em diante, eu comecei a mover a minha mão direita e assim podia pegar a comida que meu parente deixava ao lado de minha cama. Dizia ela ao seu Carlos, que alívio eu tive – nunca mais fiquei sozinha e não faltou-me comida e nem ajuda.
As pessoas faziam fila em volta da minha casa para falar comigo, a solidão foi embora,  a amizade brotava em meu coração, eu comecei sentir-me feliz em viver e dava graças a Deus.
Vinham pessoas de todas as partes do estado e até fora do nosso estado de Santa Catarina para falar comigo. 
Somente  Cristo  Jesus  pode  nos  libertar  de  todos  os  males  que  nos  alfligem  e  nos  dar  vida  e  vida  com  abundância. Jesus  Cristo  nos  salva  e  nos liberta  de  todos  os  males.

Assim  Cristo  Jesus  em  seu  Espírito  Santo  continua   salvando  vidas e continua  distribuindo  dons  e  talentos em sua  graça  aos  homens  e  mulheres  de   todos   os  tempos  e  de  todas  as   idades. Independente  de  credo  religioso, partido  político, de  raça, cor  de  pele  etc.
Glórias  sejam  dadas  a  Deus  nas  maiores   alturas.
Assim diz-nos o salmista:
“Esperei com paciência pelo Senhor e ele se inclinou para mim e me ouviu, tirou-me de um charco de lodo de uma cova profunda (...) e  pôs um novo cântico em meus lábios. (bíblia,salmo 40:1-3)

pr. Alfonso  Czaplinski

Nenhum comentário:

Postar um comentário