Os estudiosos do comportamento humano nos falam sobre a difícil arte da humildade e da humilhação. Ninguém gosta de "ficar por baixo" isto é, ser humilhado pelos outros seus semelhantes. A nossa natureza humana é sempre querer "ficar por cima" como se fala no ditado popular.E foi pensando em nossas falhas comportamentais que levou o médico-psiquiatra Sigmund Freud a estudar os nossos temperamentos e assim ficou por ele convencionado; Do Id, do Ego e Super-Ego. São divisões do nosso Ego para efeito de estudo do comportamento na linguagem dos cientistas sociais, e bem como para expressar a nossa capacidade de superação, da capacidade de comandar, da auto estima e do amor pela vida e o amor por nós mesmo. E da grande capacidade que temos dentro de nós mesmo para humilhar os outros. E em especial quando estamos investidos de poder e de comando. Isso acontece com todos os nossos líderes de empresas, líderes políticos,policiais e todos os militares, líderes religiosos etc.E assim acontece o que nós chamamos de "Abuso de Poder" ou "Abuso de Autoridade". É aquele comportamento que o grande diplomata e escritor Rui Barbosa nos alertou escrevendo em seu comentário: "O direito da força e a força do direito..." E foi por esse motivo que Cristo veio e nos ensinou a grande arte do humilhar-se a si mesmo do negar-se a si mesmo. Do resolver ser humilde, paciente e ser generoso para com todos os seus comandados e ou irmãos de nossas Igrejas.
Em figura abaixo o exagero das mordomias e abuso de poder em uma religiosidade estatal e mecânica nos tempos do papado na idade média que se alastra até os nossos dias.
Fonte de imagem Internet 2013

Em figura abaixo o exagero das mordomias e abuso de poder em uma religiosidade estatal e mecânica nos tempos do papado na idade média que se alastra até os nossos dias.
Fonte de imagem Internet 2013
Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me; pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á. (Mt.16:33) O que significa negar-se a si mesmo?
Se fizermos uma busca na origem da palavra no grego antigo veremos que essa palavra - arnisomai - quer dizer negar, recusar, afastar, abnegar - Que é citada pelo evangelista Mateus (Mt.16:23-24) e também no capítulo de (Mt.16:33) quando Cristo orienta os seus discípulos dizendo: Todo aquele que me negar diante dos homens eu o negarei diante de meu Pai que está nos altos céus.Negar-se a si mesmo - Uma expressão usada para definir a abnegação dos discípulos em seguir o Mestre naquela hora de dor e cruz, tempo em que Cristo estava indo a caminho de sua cruz em Jerusalém e seria negado pelos seus discípulos que ficam com medo fogem e todos o negam.
DO NEGAR-SE A SI MESMO - Cristo estava dizendo isso porque sabia do grande orgulho humano e vaidade, egoismo, e inveja dos fariseus religiosos de sua época.Eles não faziam nenhuma negação de si mesmo mas muito pelo contrário, o lema deles era pensar em si mesmo e no seu egoismo religioso e farisaico.Assim Cristo estava orientando de que seus discípulos deveriam ir mais além e negar-se a si mesmo diante de todos os privilégios e regalias de que a elite religiosa tinha em seu tempo, e como os fariseus usufruíam essas regalias e oprimiam o seu povo sofredor. Então Cristo está nos dizendo e ensinando de que seu discípulo deve recusar-se a si mesmo. Negar os seus altos interesses em nome de Cristo e em nome de Deus.E Cristo completa essa ação quando ensina de que os seus discípulos são servos e devem servir as pessoas e não ser servido por pelas. Assim Cristo cumpre essa missão de "negar-se a si mesmo" quando em uma atitude simbólica lavou os pés de seus discípulos diante do grande público dos fariseus que o observavam e constantemente queriam matá-lo por ciumes, e por inveja de ser amado pelo seus discípulos e amado pelo seu povo a sua Igreja.
O PODER EDUCADOR NA DOR DE UM HOMEM OBEDIENTE E MADURO - UM HOMEM QUE NÃO FOGE DE SUA RESPONSABILIDADE SOCIAL - QUE SUBSISTINDO EM FORMA DE DEUS NÃO TEVE COMO USURPAÇÃO O SER IGUAL A DEUS, ANTES A SI MESMO DE ESVAZIOU, ASSUMINDO A FORMA DE SERVO, NOS FALA O APÓSTOLO PAULO EM SUA CARTA AOS FILIPENSES

O VALOR PRECIOSO DO SANGUE DE CRISTO JESUS VERTIDO NA CRUZ. ASSIM NOS DIZ A LETRA DO HINO CRISTÃO: MAS EU AMO ESSA CRUZ EDUCADORA, POIS DELA VEM GRAÇA E LUZ EDUCADORA NA DOR. TODO O SEU TRABALHO NO SENHOR NÃO FOI EM VÃO. TODO TRABALHO COM A SUA CRUZ TEM VALOR DISSE JESUS: MEU PAI TRABALHA ATÉ AGORA E EU TRABALHO TAMBÉM; TTRABALHO DURO PARA SALVAR A NOSSA HUMANIDADE DE SEUS PECADOS E DE TODOS OS SEUS MALES E IGNORÂNCIA.
O VALOR PRECIOSO DO SANGUE DE CRISTO JESUS VERTIDO NA CRUZ. ASSIM NOS DIZ A LETRA DO HINO CRISTÃO: MAS EU AMO ESSA CRUZ EDUCADORA, POIS DELA VEM GRAÇA E LUZ EDUCADORA NA DOR. TODO O SEU TRABALHO NO SENHOR NÃO FOI EM VÃO. TODO TRABALHO COM A SUA CRUZ TEM VALOR DISSE JESUS: MEU PAI TRABALHA ATÉ AGORA E EU TRABALHO TAMBÉM; TTRABALHO DURO PARA SALVAR A NOSSA HUMANIDADE DE SEUS PECADOS E DE TODOS OS SEUS MALES E IGNORÂNCIA.
Cristo Jesus teve uma vida real de um homem maduro que veio a serviço de Deus. Não é um egoísta, nem um Homem vaidoso, nem um homem preguiçoso como são muitos destes pastores e crentes das grandes cidades. Vivemos em um século de preguiça mental e preguiça Espiritual. Vivemos sentados o dia inteiro em frente as Câmaras de TVs. Internet etc. Não queremos trabalhar duro, Queremos moleza, Temos pastores da preguiça e da moleza. Criamos os pastores de mídia tipo mágicos da fé. Todos os nossos problemas eles querem resolver pela sua oração de fé mágica; Mas eles não querem trabalhar honestamente como fez Cristo; Visitando e procurando as almas perdidas no lamaçal do pecado.
PEDRO GRANDE PASTOR E APÓSTOLO NEGA CRISTO PUBLICAMENTE
Há uma outra palavra no grego antigo que completa bem essa explanação do negar em seu tempo - apartisis - que vem do verbo aparnéo - Quer dizer: afastar-se, apartar-se, seguir ao longe. E foi assim que aconteceu com o apóstolo Pedro, quando ele viu que Cristo estava sendo preso, estava sendo julgado, quando estava sendo preso e estava a caminho da cruz e não exitou em negá-lo. Foi assim que Pedro nega a Cristo diante do caminho da cruz. Conforme nos descreve esse episódio o próprio Mateus em ( Mt.26:73-75) E o galo canta e avisa a Pedro, ele olha e continua negando. E assim Cristo tinha avisado a Pedro dizendo: Antes que o galo cante duas vezes tu me negarás por três vezes. E assim aconteceu, Pedro estava negando a Cristo mais rápido do que o galo cantava. O "cantar do galo" simboliza o clamor da criação divina; foi por esse motivo que Cristo disse aos seus discípulos: "Se eles se calarem até as pedras clamarão..."; e aqui as pedras estão clamando nesse caso, ou melhor a criação divina esta clamando, os animais estão clamando e protestando diante da negação dos homens e diante desse grande desprezo da cruz de Cristo. O cantar do galo simboliza a voz profética dentro da Igreja de Cristo. A Igreja está errando e esta negando; ou melhor dizendo as autoridades da Igreja estão negando o Cristo da cruz, e assim sem a cruz não há redenção do gênero humano.
APLICAÇÃO DA MENSAGEM
Assim nos diz um antigo ditado popular:
Assim nos diz um antigo ditado popular:
"O diabo tem medo da água benta e da cruz...?" Será isso verdadeiro ? Mas creio que temos algo de verdadeiro neste provérbio; Pois o diabo não gosta de cruz pelo contrário, ele odeia a cruz; Por que ? Vamos esclarecer:
O seu Lúcifer detesta ser humilhado,ele é muito vaidoso e orgulhoso, Ele pode ser comparado a um galã de novela ou algum galã dos famosos artistas da Escola dos artistas famosos de cinema e das artes de Hollywood. Portanto, ele odeia as "cruzes"e ama a cruz de ouro.Pois tudo ele deseja transformar em Golden cross - cruz de ouro.
Ou cruz de dólares. Assim podemos comparar aos nossos grandes pastores e missionários de hoje em dia; Estão transformando a sua cruz de sangue; Em cruz de ouro e cruz de dólares; Esses pastores não se negam a si mesmo...?
E fazem muito pelo contrário, eles preferem negar a verdadeira cruz. Eles também não se re-negam por amor a Cristo; Eles preferem negar a cruz de Cristo, eles preferem o amor a vaidade humana. Assim a verdadeira cruz de Cristo tem incomodado muitos cristãos.Eles negam o verdadeiro sentido da verdadeira cruz; A verdadeira cruz de Cristo que nos diz assim: Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará... A verdade nos libertará da grande mentira causada por Satanás e pelos inimigos de Cristo e de seus agentes.
São assim esses missionários, eles preferem transformar a cruz de sangue e de espinhos missionários em cruz de rosas e de ouro. Pois foi isto que o diabo falou a Cristo na grande tentação.Na grande tentação no deserto das arábias dizendo:Se você é o filho de Deus então você está sofrendo porque quer? Se és o Filho de Deus manda, e agora comanda que essas pedras se transformem em Pão. Em outras palavras ele queria dizer: Se você é o filho de Deus então você faz as suas próprias leis...? Você é um nobre, você deve determinar e comandar? E Jesus lhe diz enfaticamente; Eu prefiro obedecer as leis de Deus, e seguir a vontade de Deus, e sua vontade agora é que eu sofra esse cálice da cruz. O diabo é assim; astuto, ele não quer trabalhar honestamente, Tudo ele quer transformar em toques mágicos? Assim o demônio nos pergunta hoje dizendo:
Se tu és um crente filho de Deus? Então, manda que essas cruzes de sangue e de pedras
Se transformem em: Dólares, em ouro, em dízimos, vida regalada etc. Cristo disse: Meu Pai trabalha até agora e eu trabalho também; Portanto, Cristo não quer nada de toques mágicos no meio da Igreja, Nada de mentiras, nada de trapaças. Cristo deseja de seu povo e de sua Igreja um trabalho honesto. Por isso Cristo disse assim: Você deseja me seguir; Então, tome a sua cruz e a si mesmo se negue ? Ora, o que quer dizer: Negar-se?
Negue-se; Ora ficar um "ser negado" ou um ser re-negado. Mas, apenas para ilustrar esse fato, remete-me aos meus velhos tempos de roca; O tio Júlio nos falava que quando estava domando um animal de carga ou de montaria; Dizia ele em seu comentário:
"Um animal pode ficar imprestável para montaria quando torna-se em "Um cavalo ou um boi negado...?" Ora um animal negado na roça significava isso:
Era aquele animal que não queria trabalhar; seja como um cavalo na montaria, ou seja como um boi de canga para puxar a carroça ou um arado? E a figura da metáfora de negado é a mesma para nós seres humanos. Ficar um "ser humano negado" aqui no dizer de Cristo vai mais além; Aqui ficar um ser negado ou um ser negativo em relação a sua ganancia pelo mundo; Ganância pelo dinheiro, ganância pelos prazeres do mundo etc. Ficar "um ser negado" ou negar-se a si mesmo - aqui quer dizer: Fazer um voto? Fazer um voto de pobreza, um voto de castidade, um voto de obediência etc.Creio que é isto que Cristo quer nos dizer com "Negue-se a si mesmo"?
Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: Ainda que todos se escandalizem de ti eu nunca me escandalizarei. Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que esta noite, antes que o galo cante três vezes me negarás. E daí a pouco, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Certamente tu também és um deles pois a tua fala te denuncia. Então começou ele a praguejar e a jurar, dizendo: Não conheço esse homem. E imediatamente o galo cantou. E Pedro lembrou-se do que dissera Jesus:Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente. (Mt. 26: 33-35 e 73-75) Textos citados pelo evangelista Mateus na negação do apóstolo Pedro quando Cristo esta sendo julgado e estava indo em sua via sacra ou sua via-crucies a caminho de seu julgamento pelo tribunal romano-israelita sua paixão, sua crucificação e sua morte no escândalo de cruz..
Meus amigos e irmãos da fé fica aqui exposto uma breve reflexão sobre as boas maneiras de fazer amigos e influenciar as pessoas pela arte da humildade e do humilhar-se a si mesmo. Da arte da "Kenoze" que do grego quer dizer; arte de esvaziar-se a si mesmo, do negar-se a si mesmo. Como nos escreveu o apóstolo Paulo em sua carta aos Filipenses, que Cristo nos deu o maior exemplo do negar-se a si mesmo e do esvaziar-se a si mesmo de seus altos privilégios, e que Ele tinha como Deus mas veio morrer em nosso lugar, para nos salvar do pecado e da grande condenação. Do negar-se a si mesmo,do negar os seus privilégios e servir ao nosso próximo como a nós mesmo. E que o Bondoso Deus e Pai assim nos ajude a seguirmos o seu exemplo de negar-se a si mesmo para servir bem os nossos familiares e a nossa Igreja como um todo.
Meus amigos e irmãos da fé fica aqui exposto uma breve reflexão sobre as boas maneiras de fazer amigos e influenciar as pessoas pela arte da humildade e do humilhar-se a si mesmo. Da arte da "Kenoze" que do grego quer dizer; arte de esvaziar-se a si mesmo, do negar-se a si mesmo. Como nos escreveu o apóstolo Paulo em sua carta aos Filipenses, que Cristo nos deu o maior exemplo do negar-se a si mesmo e do esvaziar-se a si mesmo de seus altos privilégios, e que Ele tinha como Deus mas veio morrer em nosso lugar, para nos salvar do pecado e da grande condenação. Do negar-se a si mesmo,do negar os seus privilégios e servir ao nosso próximo como a nós mesmo. E que o Bondoso Deus e Pai assim nos ajude a seguirmos o seu exemplo de negar-se a si mesmo para servir bem os nossos familiares e a nossa Igreja como um todo.
Alfonso Czaplinski
Nenhum comentário:
Postar um comentário