"Bem-aventurados são os que tem fome e sede de justiça porque eles serão fartos..." E bem-aventurados são os perseguidos por causa da justiça porque eles herdarão o reino dos céus..." Jesus Cristo explicando as bem-aventuranças do reino dos céus. Textos citados pelo Evangelista Mateus em (Mt.5:6 e 10)
Em imagem abaixo o reino de Deus simbolizado na beleza dos pássaros e seu canto para alegrar a natureza divina;"Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?
(Mt.6:26) Fonte Google 2013
Apreciemos mais a beleza das flores pois são obra do reino dos céus - "
Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo.Eles não trabalham nem tecem.Contudo, eu digo que nem Salomão em todo o seu esplendor vestiu-se como um deles.Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês homens de pequena fé? (Mt.6:28-30)
Fonte google 2013
Dizemos que a nossa justiça humana é cega, surda e muda... pois a estátua que é símbolo da justiça tem os seus olhos vendados. Fonte de imagem google 2013
:
Em imagem abaixo o reino de Deus simbolizado na beleza dos pássaros e seu canto para alegrar a natureza divina;"Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?
(Mt.6:26) Fonte Google 2013
Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo.Eles não trabalham nem tecem.Contudo, eu digo que nem Salomão em todo o seu esplendor vestiu-se como um deles.Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês homens de pequena fé? (Mt.6:28-30)
Fonte google 2013
E daí surge a nossa famosa pergunta; o que significa justiça do reino ? Onde a justiça do reino dos céus é praticada e é aplicada? Ou em que país ela está sendo aplicada de fato e de verdade? Não sei ao certo, mas posso dizer que Cristo Jesus mandou que se procurasse e que se fizesse as buscas do reino dos céus e de sua justiça em primeira lugar, antes de qualquer coisa, "busque conhecer um pouco do reino de Deus e de sua justiça". E daí as demais coisas que nós temos necessidade serão acrescentadas naturalmente a nós a cada dia. Basta a cada o seu bem e basta a cada dia o seu mal. Não devemos avançar o sinal das nossas preocupações de cada dia. E Cristo nos diz mais:Aprecie mais a natureza divina; contemple mais o nascer do sol, brinque mais com seus filhos, seus netos, aprecie mais o canto dos passarinhos, aprecie mais a beleza das flores, aprecie a beleza do jasmim, aprecie a beleza das rosas, ofereça mais flores a sua esposa etc. Pois nossa preocupação primeira deve ser essa; buscar e conhecer o reino de Deus e sua santa justiça. E daí como por um milagre você irá descobrir que tudo aquilo que você tinha tanta necessidade e corria atrás com tanta ansiedade chegou até você pela fé e pela graça isto é, sem fazer muita força e sem muito trabalho estafante. Pois a graça e justiça divina trabalharam e providenciaram tudo isso para nós como que por um milagre instantâneo.Conforme nos escreve Mateus em (Mt.6:33)
Apreciemos mais beleza das orquídeas são obras do reino de Deus - Fonte google 2013 Dizemos que a nossa justiça humana é cega, surda e muda... pois a estátua que é símbolo da justiça tem os seus olhos vendados. Fonte de imagem google 2013
DEFINIÇÃO DE JUSTIÇA - "Jus titia" palavra ou termo verbal que vem do latim e quer dizer; fazer igualdade entre todos os cidadãos pela a lei e pela ordem. Fazer acordo no fórum e diante do seu juiz para se manter a ordem social. A justiça pode ser reconhecida por mecanismos automáticos ou por meios abstratos e intuitivos nas relações sociais, ou por mediação e através de tribunais que apliquem a ordem, a igualdade e equidade a todos que tem a ele o direito. Direito esse que vem pré-estabelecido pela lei dos seus poderes legisladores e parlamentares que são escolhidos pelo povo. E assim temos a justiça trabalhista, a justiça das varas de família, a justiça criminalística,a justiça fazendária etc. São divisões modernas do estado de direito e da justiça.
Sua ordem máxima foi representada em Roma antiga por uma estátua com olhos vendados, isto visa seus valores máximos onde "todos são iguais perante a lei" e "todos têm iguais garantias legais" ou ainda, "todos têm iguais direitos". A justiça deve buscar a igualdade entre os cidadãos.
O Poder judiciário do Estado moderno tem a tarefa da aplicação das leis promulgadas pelo Legislativo. É boa doutrina democrática manter independentes as decisões legislativas das decisões judiciais, e vice-versa, como uma das formas de evitar o despotismo.
Segundo Aristóteles o termo justiça denota ao mesmo tempo legalidade e igualdade. Assim justo é tanto aquele que cumpre a lei da (justiça em seu sentido estrito) assim como aquele que realiza a igualdade da (justiça em sentido universal).Fazer justiça implica também em alteridade isto é, igualdade de direitos na diversidade das pessoas sejam eles ricos ou sejam pobres, independente de raça,cor, credo etc.Uma vez que justiça equivale a igualdade e que igualdade é um conceito relacional (ou seja, diferentemente da liberdade, a igualdade sempre refere-se a um outro, como podemos constatar da falta de sentido na frase "João é igual perante a lei " se comparada à frase "João é livre diante da lei") etc. Assim é impossível segundo Aristóteles e Santo Tomaz de Aquino praticar uma injustiça contra si mesmo. Apenas em sentido metafórico poderíamos falar em injustiça contra si mesmo, mas nesse caso o termo injustiça pode mais adequadamente ser substituído por um outro vício do caráter. Justiça também é uma das quatro virtudes e ela segundo a doutrina Católica consiste "na constante e firme vontade de dar aos outros o que lhes é devido" (CCI, n. 381). Na definição de justiça em Wikipédia e Internet 2013.
DIKAIOSINE
-Também é uma palavra que provém do grego antigo e quer
dizer - Justiça social, retidão nos comandos, retidão na
administração pública, ciência pura e boa. É uma qualidade de
destaque neste novo reino, chamado de reino de Deus ou reino
dos céus.
Abaixo imagem e "lampejos de justiça social" aplicada pelo rei Salomão. E tudo começa quando duas mães que eram prostituas de profissão,disputam nos tribunais a guarda do filho nos tempos antigos.E o caso das duas mães chegou até a Suprema Corte do rei Salomão que a seu tempo, e em sessão solene e aberta ao público dá uma sentença sábia e justa. E o filho é devolvido pela decisão judicial a sua verdadeira mãe que era de fato e de direito. Assim todos e povo em geral que assistiu a esse julgamento, todos ficaram pasmo e temeram a Deus pela decisão sábia do rei. Assim falam e nos afirmam os profetas e cronistas sagrados de sua época, conforme registros no livro de Reis em (1 Reis 3:16-28)
Fonte de imagem Google 2013
Mas agora falando em termos de justiça do reino dos céus, a sua explicação é mais abstrata e ainda mais difícil de se buscar e muito mais difícil de ser aplicada e praticada em nossa vida diária.Pois o maior exemplo de justiça social quem deveria nos dar esse testemunho fiel em seu primeiro lugar deveriam ser as nossas Igrejas que estão aqui na terra. Mas parece que isso também não acontece dentro das Igrejas da modernidade.Então a nossa busca se torna mais longa e mais trabalhosa e até mais estafante ainda. Então voltamos a perguntar de novo a nós mesmos: Onde temos um bom exemplo de justiça moderna.? Creio que justiça do reino de Deus é mais um "estado de espírito" um estado de paz e bem estar com a nossa consciência e com o nosso espírito,do que buscar e exigir que uma "estrutura estatal e iniqua" nos faça a justiça ou procura fazer justiça na terra pela força de lei e pela obrigação estafante dos senhores juízes.
FOME E SEDE DE JUSTIÇA - CAUSA QUE ESTÁ NAS MÃOS DO SEU JUIZ INÍQUO
Ainda temos muitas pessoas em nossos dias com "fome e sede" de justiça;pois temos uma "justiça globalizada" e uma justiça que está entrando na era da informática e da "justiça eletrônica" isto é, onde se faz o seu apelo a justiça com rapidez e mais agilidade pela via eletrônica. Sem aquela demora das papeladas e dos processos judiciais que ficam engavetados nos arquivos dos tribunais para serem lidos por longos anos.Mas com todos esses mecanismos modernos de ação judiciária, ainda temos milhares de pessoas que sentem "fome e sede de justiça", por uma ou por outra razão em nosso mundo que não temos tempo de discorrer aqui e agora.
Em figura abaixo a viuva pobre que buscava justiça do seu juiz iníquo na parábola de Cristo
Fonte google 2013
Gosto muito da parábola da "viúva pobre" que Cristo contou aos seus discípulos dizendo;Que a nossa confiança em Deus e na oração deve ser "buscada em primeiro lugar"; e depois devemos buscar a ajuda das demais autoridades que estão na terra.Ora nos diz Cristo;Havia uma cidade onde quem mandava era um certo" juiz iníquo", e nesta mesma cidade também havia uma pobre viúva que todos os dias vinha até o Fórum para pedir-lhe justiça.E o juiz mau e orgulhoso dizia: Eu não temo a Deus e nem respeito a homem algum; Mas como essa mulher vem a mim por tanto anos e por tanto tempo; Já decidi,diz-nos o seu juiz! Vou fazer-lhe justiça para que por fim não venha a molestar-me! E Jesus conclui a sua parábola perguntando:Achou demorado para que a causa da justiça fosse feita? Sim achei muito demorado respondemos! Pois essa é a razão do que fez a pobre viúva, ela em sua simplicidade acreditou mais na justiça do seu juiz iníquo do que a sua crença em Deus. Demorou sim!Citamos como exemplo;uma causa de ação e pensão do INSS. que poderia ser resolvido em um mês.A causa na mão do "juiz iníquo" demorou dez anos ou mais.E Cristo conclui perguntando a nós: Porventura quando vier o filho do homem achará fé na terra? Essa parece a maior causa da demora da justiça dos dias atuais,pois tudo é automático e veloz e caminha na velocidade da luz, até a nossa justiça trabalha assim hoje em dia.Mas perguntamos:Por que razão a causa de tanta demora em nossa justiça? Porque os seus juizes demoram tanto? E a nossa justiça se arrasta tanto para julgar a causa dos pobres?A resposta é sempre a mesma, porque tudo está nas mãos do seu "juiz iníquo" que não teme a Deus e nem respeita homem algum. E o povo pobre que é representado pela "pobre viúva" que é simbolizado na Igreja de Cristo, confia mais no seu juiz iníquo do em Deus.Daí a causa da grande demora. Pois Cristo nos adverte dizendo:Antes de tudo,buscai a orientação do reino de Deus.E assim a nossa sem fé em Deus o reino dos céus não poderá agir com mais rapidez. Essa foi a grande causa da demora da justiça a ser feita para a pobre viuva: A sua falta de fé em Deus. Pois as vezes acontece também conosco, isto é, cremos mais na ação dos homens e dos "juízes iníquos" que estão investidos de autoridade estatal na terra do que cremos em Deus. Pois nos diz Cristo: O reino de Deus deve ser buscado em primeiro lugar, antes de qualquer coisa, devemos em oração buscar a orientação em Deus sem pressa, e vigiando em oração até receber a sua resposta. Conforme nos orienta o rei Davi dizendo: "Esperei com fé e com paciência em Deus e Ele se inclinou para mim quando a ele clamei por socorro..." Conforme nos orienta o rei Davi em sua oração de busca de orientação. Conforme textos de (Sal.40:1-3) E texto do Evangelista Lucas em (Luc.18:1-8) da viuva pobre.
JUSTIÇA E LEI DA JUSTIFICAÇÃO DA GRAÇA PELA FÉ EM CRISTO
FOME E SEDE DE JUSTIÇA - CAUSA QUE ESTÁ NAS MÃOS DO SEU JUIZ INÍQUO
Ainda temos muitas pessoas em nossos dias com "fome e sede" de justiça;pois temos uma "justiça globalizada" e uma justiça que está entrando na era da informática e da "justiça eletrônica" isto é, onde se faz o seu apelo a justiça com rapidez e mais agilidade pela via eletrônica. Sem aquela demora das papeladas e dos processos judiciais que ficam engavetados nos arquivos dos tribunais para serem lidos por longos anos.Mas com todos esses mecanismos modernos de ação judiciária, ainda temos milhares de pessoas que sentem "fome e sede de justiça", por uma ou por outra razão em nosso mundo que não temos tempo de discorrer aqui e agora.
Em figura abaixo a viuva pobre que buscava justiça do seu juiz iníquo na parábola de Cristo
Fonte google 2013
Gosto muito da parábola da "viúva pobre" que Cristo contou aos seus discípulos dizendo;Que a nossa confiança em Deus e na oração deve ser "buscada em primeiro lugar"; e depois devemos buscar a ajuda das demais autoridades que estão na terra.Ora nos diz Cristo;Havia uma cidade onde quem mandava era um certo" juiz iníquo", e nesta mesma cidade também havia uma pobre viúva que todos os dias vinha até o Fórum para pedir-lhe justiça.E o juiz mau e orgulhoso dizia: Eu não temo a Deus e nem respeito a homem algum; Mas como essa mulher vem a mim por tanto anos e por tanto tempo; Já decidi,diz-nos o seu juiz! Vou fazer-lhe justiça para que por fim não venha a molestar-me! E Jesus conclui a sua parábola perguntando:Achou demorado para que a causa da justiça fosse feita? Sim achei muito demorado respondemos! Pois essa é a razão do que fez a pobre viúva, ela em sua simplicidade acreditou mais na justiça do seu juiz iníquo do que a sua crença em Deus. Demorou sim!Citamos como exemplo;uma causa de ação e pensão do INSS. que poderia ser resolvido em um mês.A causa na mão do "juiz iníquo" demorou dez anos ou mais.E Cristo conclui perguntando a nós: Porventura quando vier o filho do homem achará fé na terra? Essa parece a maior causa da demora da justiça dos dias atuais,pois tudo é automático e veloz e caminha na velocidade da luz, até a nossa justiça trabalha assim hoje em dia.Mas perguntamos:Por que razão a causa de tanta demora em nossa justiça? Porque os seus juizes demoram tanto? E a nossa justiça se arrasta tanto para julgar a causa dos pobres?A resposta é sempre a mesma, porque tudo está nas mãos do seu "juiz iníquo" que não teme a Deus e nem respeita homem algum. E o povo pobre que é representado pela "pobre viúva" que é simbolizado na Igreja de Cristo, confia mais no seu juiz iníquo do em Deus.Daí a causa da grande demora. Pois Cristo nos adverte dizendo:Antes de tudo,buscai a orientação do reino de Deus.E assim a nossa sem fé em Deus o reino dos céus não poderá agir com mais rapidez. Essa foi a grande causa da demora da justiça a ser feita para a pobre viuva: A sua falta de fé em Deus. Pois as vezes acontece também conosco, isto é, cremos mais na ação dos homens e dos "juízes iníquos" que estão investidos de autoridade estatal na terra do que cremos em Deus. Pois nos diz Cristo: O reino de Deus deve ser buscado em primeiro lugar, antes de qualquer coisa, devemos em oração buscar a orientação em Deus sem pressa, e vigiando em oração até receber a sua resposta. Conforme nos orienta o rei Davi dizendo: "Esperei com fé e com paciência em Deus e Ele se inclinou para mim quando a ele clamei por socorro..." Conforme nos orienta o rei Davi em sua oração de busca de orientação. Conforme textos de (Sal.40:1-3) E texto do Evangelista Lucas em (Luc.18:1-8) da viuva pobre.
JUSTIÇA E LEI DA JUSTIFICAÇÃO DA GRAÇA PELA FÉ EM CRISTO
E neste caso ninguém buscou, comentou e nos escreveu mais sobre o reino de Deus e de sua justiça do que o apóstolo Paulo. E em especial em sua carta a Igreja de Roma. Pois Roma era o país que mais falava sobre a sua "justitia e pax romana" entre as nações que eram por eles conquistada. E de fato os códigos de leis e justiça social dos romanos era a mais moderna e avançada no meio internacional no tempo de Paulo. Seus códigos de leis, sua lei nos crimes de guerra, sua justiça na distribuição de renda etc. Assim sua justiça trabalhista e os direitos estendidos a todos os cidadãos romanos no mundo internacional da época causavam inveja a muitas nações. E o apóstolo Paulo como "doutor da lei" sabia muito bem disto e também usufruía desse direito quando preso pelas nações, ele apelava para o direito de cidadão romano, isto é apelava para César.
1.DO PECADO E JUSTIÇA HUMANA E SUA CONDENAÇÃO DIANTE DE DEUS
Em (Rom.3:3-8) Paulo vai nos falar sobre a terrível condição de pecador condenado, de que todos nós estamos sujeitos diante de Deus. E Paulo faz a sua interrogação dizendo: E daí se a nossa injustiça traz a lume a justiça de Deus.... e por isso nós não podemos dizer como alguns homens maus ainda afirmam dizendo:"Pratiquemos males para que venham bênçãos..."
2.MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO - UMA JUSTIÇA QUE NOS JUSTIFICA PELA GRAÇA
Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação.
Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação.
(II cort.5:18-19)Apostolo Paulo vai nos falar que Deus em sua graça nos entregou o ministério da reconciliação, do contrário ninguém seria salvo.E logo a seguir em (Rom.3:9-21) Paulo vai continuar falando e dando as respostas da ação da justiça e da graça em Cristo e que nos diz mais: "Ora como está escrito não há um justo sequer, não ninguém que entenda e todos se extraviaram... os seus pés são velozes para derramar sangue...etc." E Paulo expõe toda a nossa miséria humana causada pelo pecado. E em seguida ele faz a pergunta sobre a fidelidade de Deus: Seja Deus verdadeiro e todo homem seja mentiroso. Pois parece que alguns queriam aqui contestar a Paulo para se justificar diante de Deus. Mas Paulo rebatia esse argumento dizendo:"...Para que sejas justificado diante de Deus e venças quando fores por ele julgado...? (Rom.3:4-5) E se a nossa injustiça for causa da justiça de Deus... que diremos: E assim ele responde no verso (Rom.3:20) E por isso nenhuma carne será justificada diante de Deus pelas "obras da lei terrena" ou pela lei dos judeus escrita por Moisés...? Pois era assim que alguns judeus queriam se justificar diante da cruz de Cristo e Paulo novamente o rebate.
3. AGORA POIS JUSTIFICADOS POR CRISTO TEMOS PAZ COM DEUS
E agora em (Rom. 5:1-21) Paulo vai nos falar sobre a operação da graça de Cristo em nosso interior e agora temos paz com Deus. E agora temos outro fruto da ação desse poder em nosso interior que é a paz, a fé e a esperança interna. E não somente isso mas temos muito mais, "agora podemos nos gloriar nas tribulações, pois a tribulação produz as boas virtudes; a tribulação produz a paciência, a paciência exercita a experiência, a experiência exercita a esperança, a esperança exercita o amor, ora isto é fruto do Espírito Santo e sua operação em nosso coração..."Conforme (Rom. 5:3-5) E ele conclui explicando essa ação da operação da justiça do reino de Deus em nós dizendo assim no capítulo (Rom. 5:21) Para que assim como o pecado reinou na morte, assim também a graça reinasse pela justiça de Deus para a vida eterna..."
E agora Paulo vem finalizar os seus argumentos dizendo em (Rom. 8:1-3) Agora pois já não há nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei da vida em Cristo Jesus me livrou da lei, do pecado e morte.." Assim opera em nós a justiça do reino de Deus para nos salvar. Graças a Deus pela lei da graça em Cristo Jesus.
Alfonso Czaplinski :
Nenhum comentário:
Postar um comentário