quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

DEPRESSÃO DOENÇA DO SÉCULO

Na oração de um militar religioso depressivo e ferido  em batalha que dizia: Oh Senhor meu Deus!
Por causa da tua ira estou muito doente,o meu corpo todo está enfermo por causa das minhas maldades. Estou me afogando nos meus pecados; eles são uma carga pesada demais para mim. Por causa da minha falta de juízo, tenho feridas que cheiram mal e apodrecem.Estou muito abatido e encurvado e choro o dia todo.Estou muito doente, queimando de febre. Sinto-me profundamente abatido e desanimado; o meu coração está aflito, e eu fico gemendo de dor. Senhor, tu sabes o que eu desejo, pois ouves todos os meus gemidos. O meu coração bate depressa, estou fraco, e os meus olhos perderam o brilho. Por causa das minhas feridas, os meus amigos não chegam perto de mim, e até a minha família se afasta..." Na oração de um militar religioso e depressivo mental em  
salmo de Davi (Salmo 38:3-11)

E isso acontece conosco meu irmãos e amigos todos nós ficamos doentes sem exceção. Falo aqui pensando em nós religiosos ou não, todos ficamos doentes; Pois temos alguns religiosos dentro de nossas Igreja e que pensam que só porque trabalham na Igreja, ou porque frequentam a sua Igreja  não ficarão doentes.E em especial a doença da depressão que na era moderna ataca a todos.Puro engano deles; Pois todos estamos sujeito as doenças de todos os tipos, e assim cito algumas profissões mais vulneráveis a esses males do século e ainda cito profissionais tais como pastores,padres,professores, médicos, enfermeiros,psicólogos, psiquiatras, policiais, operários, empregados etc. E assim todos precisamos de ajuda na hora da dor e da doença.
Algumas orientações na busca de uma cura mental segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Município de Curitiba em 2012 -                          
                                                         Fonte imagem 2013

DEPRESSÃO O QUE SIGNIFICA TER ESSA DOENÇA?

A pergunta é;como reconhecer esta doença e onde buscar ajuda para tratá-la ? Depressão na definição segundo a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba.Pois doença é sempre a mesma doença, e depressão pode ser comparada a Hipertensão,Asma,Diabetes etc.Isto é,afeta o corpo como um todo e pior do que isso, altera o ritmo dos pensamentos, altera o ritmo dos sentimentos,altera a auto-estima,e altera sobretudo o funcionamento do organismo como um todo.Mas o nosso dr. Freud foi mais além quando definiu a depressão:A depressão é também "uma doença da alma". E a depressão pode atingir todo o nosso ser na avaliação bíblica do apóstolo Paulo quando disse: Devemos receber de seu Espírito Santo um tratamento completo isto é, do corpo,da alma e do espírito...? Essas partes devem ser tratadas,ventiladas,confessadas para o nosso bem e cura total.

Ter depressão não significa apenas ter sensações de tristeza ou de descontentamento temporário normais de cada dia. E a depressão pode ser comparada a um "sentimento de luto" que sentimos quando perdemos um ente querido. São sentimentos que nos levam a incapacidade e podem nos impedir a uma participação mais completa da vida. Esses sentimentos nos impedem em ter uma vida plena de paz e alegria.

E a maioria de nos "peca aqui" quando começamos um pequeno tratamento de uma semana,um mês,um ano e tão logo sentimos uma pequena melhora,e já abandonamos o seu tratamento, seja ele um tratamento grupal,individual acompanhado de um clínico médico,um psiquiatra,um psicólogo,psicanalista,um conselheiro pastoral etc. Pois nos orientam os nossos agentes da pastoral da saúde dizendo e insistindo; devemos continuar nos tratando mesmo que sentimos alguma melhora momentânea.
                         Fonte imagem Google 2013



COMO RECONHECER A DEPRESSÃO ? 
Podemos suspeitar de depressão quando alguns dos sintomas abaixo relacionados chegam a prejudicar as atividades da de uma pessoa:
1.Ter a sensação de lentidão ou de incapacidade de permanecer quieto.
2.Sentimento de culpa, sentimento de inutilidade e de desamparo.
3.Ter sentimentos profundos de tristeza, de desesperança e irritabilidade,
4. Alteração em seu apetite e na alimentação,
5.Ter dificuldades para se concentrar, dificuldades em pensar bem e ordenar seus pensamentos e seu raciocínio,
e falta de memória;
6.Ter uma alteração profunda do sono,
7.Ter pensamentos constantes de morte e de suicídio,
8.Ter constantes crises de emoção e choros...
9.Sentimento de desvalorização da vida e de sua auto-estima rebaixada,pessimismo constante.
10.Perda do interesse pela vida e do interesse pelas atividades que antes gostava de fazer tais como; lazer,torcer pelo seu time do coração no caso "o Timão Corinthians", pregar sermões em sua Igreja,visitar os parentes, viajar,amor pela sua família,desinteresse pela atividade sexual etc.

COMO SE TRATA ?
A depressão ocorre independentemente de nossa vontade, e muitas pessoas portadoras dessa doença são incapazes de um auto-tratamento, cito aqui o caso das profissões de liderança no grande "stress social" e que sofrem constantes ameaças de morte sofrido pela ação de impopularidade e ação social.Tais profissões citadas são altamente  vulneráveis  ao "stress e a depressão" tais  profissões como juízes,líderes e mandatários de nações,promotores públicos,professores,policiais, pastores, padres etc.Isto é são pessoas de destaque social e sofrem assédio do público, e constantes ameaças de líderes criminosos, tais como bandidos de penitenciárias,crime organizado etc., E outras profissões de destaquetais como; pastores,evangelistas,presbíteros,médicos,psicólogos, professores,policiais,
juízes,políticos etc.Pois muitos de nós queremos melhorar por nossa conta própria e assim nada conseguimos.Pois a doença da "depresssão" é traiçoeira e sempre nos ameaça e sempre nos engana.
TIPOS DE TRATAMENTO MÉDICO E ALTERNATIVOS
São vários os tipos de tratamento que utilizamos para definir a doença da depressão;
1.Medicamentos antidepressivos receitados pelo seu médico Psiquiatra,
2.Na psicoterapia; Um tratamento realizado pelo seu psicólogo ou seu médico psiquiatra etc.
3.Medicamentos mais a psicoterapia. E acrescento por minha conta;
4.Trabalho de terapias grupais diversas tais como;Yôga,meditações,
  oração e visita constante a sua "comunidade terapêutica" A Igreja dos santos.
5. Tomar chás de ervas medicinais etc.

E assim meus irmãos e amigos quem sentir algum desses sintomas em sua vida, deve ficar de sobre-aviso e buscar ajuda, e quanto antes será melhor para todos. 
E que o Bondoso Deus assim nos ajude em nossa cura total!

Alfonso Czaplinski

BIBLIOGRAFIA DE APOIO
1. Folheto avulso distribuído para a população pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Curitiba em 2011-2012. Que nos orienta como descobrir  e como buscar  ajuda e tratamento dessa doença traiçoeira que nos ataca na modernidade a "Depressão Urbana".
2. Na citação de textos sagrados de profetas e servos de Deus da antiguidade que sofriam dessa doença no silêncio de seu quarto. Textos dos salmistas sagrados em salmo de Davi em (Sal. 38: 1-33) Quando rei Davi um estadista famoso e um grande general de guerra.Que após uma rebelião de estado  causada pelo seu filho, ele tem que lutar contra o seu  filho, após uma confusão familiar terrível na captura e morte de seu filho Absalão. Davi então ferido pela guerra com facas ou espadas em seu corpo, e agora tem que lutar contra o seu  próprio exército. Diz assim: "Tenho feridas que cheiram mal e apodrecem o meu corpo...". Após toda essa confusão ele cai doente e fica de cama e em estado de depressão.Foi assim que internado no Hospital em Jerusalém antigo ele escreve esses belíssimos salmos, os chamados de salmos dos enfermos. Salmo de número 38 e o salmo de número quarenta e um.
3. Pesquisa  pela Internet em doença e saúde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário