quarta-feira, 12 de junho de 2013

CRIME E CASTIGO - TRISTEZA E ABANDONO

"Eu estive preso e tu fostes me ver..." Jesus

Tristeza por favor vai embora se não minha alma chora...Assim nos diz a letra  da velha canção.E Cristo quando estava a caminho de sua cruz No Golgota em sua agonia,ele orava e assim dizia aos seus discípulos: "A minha alma está triste até a morte..."Porque nós ficamos tristes, não sei ao certo, mas temos muitos motivos que levam uma pessoa a ficar triste.

Como poderemos recuperar ou redimir alguém desse jeito - Estado das cadeias brasileiras em dias modernos -  Superlotação e abandono - Fonte google 2013

1.O CASTIGO QUE NOS TRAZ A REVOLTA E TRISTEZA INTERNA - AS PENITENCIARIAS BRASILEIRAS -  O QUE FAZER COM OS NOSSOS PRESOS?
Nunca devemos nos esquecer de que os nossos presos em cadeias e penitenciárias modernas também fazem parte de nossa Igreja. E portanto devem ser assistidos pela nossa comunidade da fé e da nossa comunidade terapêutica.Hoje em dia estamos assistindo pela nossa mídia em geral,a grande revolta que existe dentro dos nossos presídios brasileiros e nos presídios em geral no mundo inteiro.Quem de nós já não ouviu falar na revolta dos presos e seguido pelo massacre cometido por policiais no presídio de Carandiru em São Paulo capital. São milhares de pesos que vão para fazer uma penitência e voltarem recuperados e redimidos e melhores para a sociedade. Mas na verdade o que temos visto hoje em nossos presídios é tudo ao contrário.Os nossos "cadeiões" não recuperam ninguém. Mas muito pelo contrário,pioram as coisas ainda mais e trazem mais revolta ainda.

E todos nós sabemos que as nossas cadeias se transformaram em "escolas superiores de guerra" e de guerra entre quadrilhas, que hoje estão sendo comandadas pelos chefões do crime organizado.Olha só que perigo tornou-se esse amontado de homens e mulheres, afinal seja lá o que for que eles tenham feito,eles são seres humanos que foram feito conforme a "imagem e semelhança" do divino Criador, e que estão lá na cadeia pública muitas vezes curtindo uma tristeza que os devora. E pior de tudo é que centenas ou aos milhares deles que estão presos, são pessoas que foram para lá de um modo injusto,pois não tiveram um julgamento correto pelo seu juiz. E ninguém sabe ao certo o que se deve fazer com eles.O que eu quero dizer é que essas pessoas não estão sendo trabalhadas,educadas,corrigidas,enfim recuperadas  pelos órgãos do poder público.O nosso poder judiciário apenas julga e os encarcera em espécie de jaulas humanas. E depois se esquece deles, e eles ficam lá trancafiados por durante um ano, dez anos,vinte, trinta anos etc. E daí surge o grito dos encarcerados e o grito dos excluídos. 

E agora seu juiz nós queremos justiça!Queremos justiça Senhor! E Cristo sabendo de tudo isso, por esse motivo ele falou das suas Bem-Aventurança: "Eu estive preso e tu fostes me ver..." Sim irmão tu foste ver como está o meu caso. Tu foste ver a minha solidão e minha injustiça, e tu fostes me ver e viste que a tristeza que me devora a alma. Essa é uma missão da Igreja em nossos dias, evangelizar os seus presos e trabalhar com eles para que tenham uma recuperação e uma vida saudável no corpo e na mente. E possam sair de sua prisão mental e espiritual e possam enfrentar de cabeça erguida a sociedade aqui fora.
2.O CASTIGO NA MEDIDA CERTA SEM EXAGEROS, SEM  INJUSTIÇAS E REVOLTAS
Em tempos antigos Deus orientou para que Josué reservasse as chamadas colônias de refúgio para os faltosos culpados ou não. O que eram essas colônias? Eram uma espécie de colônias ou locais onde aquele que tivesse uma briga ou ferisse alguém, ou fosse preso roubando algo, ou que tivesse tivesse praticado crime etc. Essas pessoas deveriam ir para essa colônia até que o seu caso fosse julgado pelo seu juiz.E deveria ficar nessa cidades as pessoas que estavam sendo perseguida ou juradas de morte pelos parentes e pessoas achegadas a vítima. E também deveriam ficar protegidas, essas eram colônias e aldeias neutras.Somente ficava lá quem tinha questões pendentes com a justiça. Temos visto que, quando um cidadão comete uma falta pequena ou comete uma falta grave ele é abandonado pela sociedade e fica assim ao léu da sorte. E assim Deus orienta para que Moisés não se esqueça dos seus presos,e que os trate com dignidade humana para que se recupere muitos deles e que depois sejam devolvidos para a sociedade. E assim se cria as seis cidades de refúgio das colônias penais.

 As seis cidades que vocês derem serão suas cidades de refúgio.
14 Designem três cidades de refúgio deste lado do Jordão e três outras em Canaã.
15 As seis cidades servirão de refúgio para os israelitas, para os estrangeiros residentes e para quaisquer outros estrangeiros que vivam entre eles, para que todo aquele que tiver matado alguém sem intenção possa fugir para lá.16 "Se um homem ferir alguém com um objeto de ferro de modo que essa pessoa morra, ele é assassino; o assassino terá que ser executado.17 Ou, se alguém tiver nas mãos uma pedra que possa matar e ferir uma pessoa de modo que ela morra, é assassino; o assassino terá que ser executado.
18 Ou, se alguém tiver nas mãos um pedaço de madeira que possa matar e ferir uma pessoa de modo que ela morra, é assassino; o assassino terá que ser executado.19 O vingador da vítima matará o assassino; quando o encontrar o matará.20 Se alguém, com ódio, empurrar uma pessoa premeditadamente ou atirar alguma coisa contra ela de modo que ela morra,21 ou se com hostilidade der-lhe um soco provocando a sua morte, ele terá que ser executado; é assassino. O vingador da vítima matará o assassino quando encontrá-lo.
22 "Todavia, se alguém, sem hostilidade, empurrar uma pessoa ou atirar alguma coisa contra ela sem intenção. Conforme Deus orienta Moisés para que escreva e eduque e oriente o seu povo. (Num.35:13-34)

Vemos em nossa sociedade moderna que todos se separam e abandonam as cadeias públicas de nossos dias.Digo todos os órgãos que deveriam dar a primeira assistência e que foram criadas para tal,abandonam os presídios e as pessoas presas. E isso tem acontecido por durante séculos e séculos. As cadeias e penitenciárias foram abandonadas durante séculos, e são abandonados pelos órgãos do governo tais como;escolas,defesa civil, saúde, ministério público, direitos humanos, secretarias do bem-estar social etc. E digo mais,esses seres foram abandonados pelas Igrejas por durante séculos a fio. 

Então assim criou-se um abandono geral desses degredados filhos de Eva e seres humanos que foram transformados em "almas penadas" e que ficaram nos porões escuros, cobertos todo lodo e lama,cheio de sujeiras e onde eram praticados todos o tipo de degradação humana.E assim criou-se uma cultura de abandono e punição eterna dos presos. E formam abandonados até pela sua família,que os abandonavam e abandonam os seus parentes e familiares presidiários. E agora como recuperar uma pessoa nessas condições, creio que dessa forma não tem jeito de salvação para essas pessoas. 

3. O CASTIGO QUE TRAZ A NOSSA CURA E A NOSSA ALEGRIA - 
É sempre difícil para saber o que realmente vai nos trazer a paz social e mais difícil ainda é alcançar a paz interna.O apóstolo Paulo assim escreve em sua carta a sua amada Igreja que está na cidade de Coríntio na Grécia antiga. Não sabemos ao certo o que teria acontecido dentro de sua Igreja. Mas Paulo disse que era preciso que se aplicasse a disciplina social e a disciplina individual.O irmão faltoso deveria ser corrigido na frente da Igreja, deveria ser punido e ficar separado da comunhão da Igreja. E daí surgiu essa palavra que é chamada de ex-comungado, ou aquele que deveria ficar por momentos longe da comunidade dos irmãos da fé.Isto é, ficar por um momento curto longe de sua comunidade para uma reflexão de sua alma, para que haja um arrependimento de fato e  de verdade. E nesse tempo o irmão separado deveria ser consolado e ser bondosamente assistido pela comunidade dos irmãos fortes na fé e líderes e pastores do povo, ou seja deveria ser constantemente assistido e confortado para que não venha a cair em demasiada tristeza na alma e depois cair em depressão profundo.

Por isso resolvi não fazer outra visita que causasse tristeza a vocês. 2 Pois, se os entristeço, quem me alegrará senão vocês, a quem tenho entristecido?3 Escrevi como escrevi para que, quando eu for, não seja entristecido por aqueles que deveriam alegrar-me. Estava confiante em que todos vocês compartilhariam da minha alegria.4 Pois eu escrevi com grande aflição e angústia de coração, e com muitas lágrimas, não para entristecê-los, mas para que soubessem como é profundo o meu amor por vocês.Se um de vocês tem causado tristeza, não a tem causado apenas a mim, mas também, em parte, para eu não ser demasiadamente severo com todos vocês.6 A punição que foi imposta pela maioria é suficiente. Agora, ao contrário, vocês devem perdoar-lhe e consolá-lo, para que ele não seja dominado por excessiva tristeza.Texto escrito pelo apóstolo Paulo em sua carta a Igreja aos Corintio  para punir os irmãos que haviam pecado, e que deveriam ser advertidos e punidos pela Igreja para uma boa correção. Mas sem exageros no castigo, pois o castigo deve trazer a boa educação, boa disciplina e deve trazer a paz e dignidade ao ser humano e irmão faltoso. Uma grande visão do pastor e apóstolo Paulo (II Cort.2:1-7)
Alfonso Czaplinski

Nenhum comentário:

Postar um comentário